FCT financia novo projecto de Catarina Laranjeiro

Out 4, 2024 | Destaque, Notícias

O projecto exploratório FILMASPORA — Filmes Populares na Diáspora: para uma nova cine-geografia da área metropolitana de Lisboa, coordenado por Catarina Laranjeiro, recebeu cerca de 50 mil euros de financiamento atribuído pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Catarina Laranjeiro identificou uma lacuna no conhecimento académico acerca do que designa como “cinema popular da diáspora” em Portugal, ao contrário do que já acontece em outras regiões da Europa ou da América Latina. Por isso, propôs como objectivo principal do FILMASPORA estudar este “cinema periférico” realizado por comunidades afrodescendentes em Portugal, ou seja, filmes produzidos com orçamentos reduzidos e equipamentos de baixo custo por cineastas amadores. O foco do projecto será o estudo dos temas desses filmes, bem como os seus modos de produção e distribuição.

Uma das questões colocadas pelo FILMASPORA é “Que identidades as comunidades afrodescendentes em Portugal materializam através do audiovisual?”. Tentando responder à pergunta, a equipa do projecto “propõe revelar um retrato inusitado de Portugal, neste caso, como país de imigração, e de identidades que são tipicamente ocultadas das narrativas autorizadas sobre o ser português e representar os portugueses.” Sendo um projecto exploratório, vai-se centrar na área metropolitana de Lisboa.

Além de Catarina Laranjeiro, o projecto contará com uma equipa multidisciplinar de investigadores e investigadoras, que inclui Gabriela Rocha (CES — Universidade de Coimbra), Otávio Raposo (CIES — Iscte-IUL) e Ruy Llera Blanes (CRIA — Iscte-IUL). Vão ainda colaborar Ana Rita Alves (CES — Universidade de Coimbra), Fabian Cevallos Vivar (FBAUL) e Inês Sapeta Dias (IHC — NOVA FCSH). O FILMASPORA insere-se na temática mais ampla que Catarina Laranjeiro está a desenvolver no seu projecto CEEC — “African Modes of Self-Filming: Popular Films in Transnational Flow”.

Imagem: Fotograma do filme “Político Cabo Verdiano”, realizado pelo colectivo Nos Manera e produzido por Filma Ideias. França, 2018. (Fonte: YouTube)