setembro, 2024

Detalhes do Evento
O livro organizado por José Neves, Rui Lopes e Víctor Barros vai ser lançado na abertura das comemorações
Ver mais
Detalhes do Evento
O livro organizado por José Neves, Rui Lopes e Víctor Barros vai ser lançado na abertura das comemorações do centenário de Amílcar Cabral, em Coimbra.
O Mundo de Amílcar Cabral
Esta sessão de apresentação marca o arranque do ciclo “Amílcar Geração e Comemorações em Coimbra do Centenário de Amílcar Cabral”, que se prolonga até 13 de Setembro. Contará com as intervenções de Francisco Queirós, Vereador da Câmara Municipal de Coimbra com o pelouro da Biblioteca Municipal; Maria Inácia Rezola, professora da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa e comissária executiva da Estrutura de Missão para as Comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974; Julião Soares Sousa, historiador, investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, biógrafo de Amílcar Cabral e autor de um dos textos incluído no livro; Teresa Cravo, professora de Relações Internacionais da Faculdade de Economia e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; e Víctor Barros, historiador, investigador do IHC e co-organizador da publicação.
A sessão inclui ainda a abertura, com uma visita guiada, da exposição “Recordar Amílcar Cabral”, promovida pela Biblioteca Municipal de Coimbra.
Sobre o livro:
Líder da luta pela independência da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, a figura de Amílcar Cabral é indissociável da história desses países, bem como da história de Portugal e da história global das revoluções então em curso no chamado Sul Global. A sua área de influência estendeu-se muito para lá das fronteiras das colónias portuguesas, seja através das múltiplas viagens do próprio Cabral, seja através da circulação mundial das suas ideias e palavras em livros, filmes, entrevistas e discursos difundidos pela imprensa, rádios e televisões de vários países, forjando solidariedades da China aos Estados Unidos da América, da Tanzânia à Checoslováquia.
Neste livro, pela mão de quem o estudou e de seus contemporâneos, o leitor é levado a percorrer a história e a actualidade de países tão diversos como Cuba, França, Suécia e Argélia, entre outros cuja trajectória se cruzou com a de Cabral. O livro é assim um importante contributo para compreendermos a queda do Império Português, mas também a viragem pós-colonial do mundo contemporâneo.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Quarta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm
Localização
Biblioteca Municipal de Coimbra
Casa Municipal da Cultura, Rua Pedro Monteiro — 3000–329 Coimbra
Organizador
IN2PAST, Edições Fora de Jogo, Biblioteca Municipal de Coimbra e Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril