junho, 2024

27jun(jun 27)9:30 am28(jun 28)3:00 pmHistória do Serviço DomésticoJornadas9:30 am - 3:00 pm (28) NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala SC, Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 LisboaTipologia do Evento:Jornadas

Jornadas dedicadas à história contemporânea do serviço doméstico no espaço ibérico, reunindo diversos investigadores/as de Portugal e Espanha.

História do Serviço Doméstico (Séculos XVIII-XX)

Nos próximos dias 27 e 28 de Junho, o Instituto de História Contemporânea será o anfitrião de um encontro inédito dedicado à História do Serviço Doméstico no espaço Ibérico (séculos XVIII-XX).

Este encontro é coordenado por Inês Brasão (Instituto Politécnico de Leiria / IHC — NOVA FCSH / IN2PAST) e Antero Ferreira (Casa de Sarmento / Universidade do Minho) e reúne investigadores/as oriundos de diferentes universidades de Espanha, nomeadamente a Universidade de Santiago de Compostela, Universidade de Granada, Universidade de Barcelona, Universidade do País Basco e Universidade Complutense de Madrid.

Pretende-se levar a cabo um trabalho profícuo de partilha em torno das chaves interpretativas da história do serviço doméstico, do qual resultará, mais tarde, a edição em livro e a constituição de uma rede de trabalho.

>> Programa (PDF) <<

Cartaz das jornadas “História do Serviço Doméstico (Séculos 18-20)”. 27 e 28 de Junho de 2024, na Sala SC do Colégio Almada Negreiros da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. O cartaz inclui uma fotografia que mostra uma família (três homens com bigode e duas mulheres) sentada à mesa, de frente para a câmara, com uma jovem rapariga, de pé, a segurar uma bandeja com um bule de chá; na mesa, estão distribuídas chávenas e jarros. A foto é da autoria de Eduardo Alexandre da Cunha e será do início do século 20.

27 (Quinta-feira) 9:30 am - 28 (Sexta-feira) 3:00 pm

NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala SC

Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa

Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Casa de Sarmento