junho, 2023

22jun(jun 22)8:30 am23(jun 23)5:30 pmDocumentar Colecções Não-Europeias1.º Encontro Internacional TRANSMAT-IN2PAST8:30 am - 5:30 pm (23) Museu Nacional de Etnologia, Avenida da Ilha da Madeira, 33 — 1400-203 LisboaTipologia do Evento:Encontro

Detalhe do cartaz do encontro internacional TRANSMAT-IN2PAST “Documentar Colecções Não-Europeias”. Inclui a uma fotografia de uma peça votiva da colecção do Museu Municipal Santos Rocha.

Encontro internacional onde serão partilhados e debatidos os resultados do projecto TRANSMAT, convidado a uma reflexão sobre o futuro das colecções museológicas não-europeias.

Documentar Colecções Não-Europeias
1.º Encontro Internacional TRANSMAT-IN2PAST

Nos dias 22 e 23 de Junho de 2023, decorrerá o 1.º Encontro Internacional do Projeto TRANSMAT-IN2PAST, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O encontro contará com a presença dos investigadores/as, consultores/as e bolseiros/as do projecto TRANSMAT que irão partilhar e debater os resultados deste projecto de investigação, que envolve o Museu Nacional de Arqueologia e Museu Municipal Santos Rocha como instituições parceiras.

Este encontro, que decorrerá no Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, começará com uma apresentação da palestrante Nélia Dias (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa) e continuará com a presença de vários investigadores/as convidados. Contaremos com representantes de instituições científicas portuguesas como a Sociedade de Geografia de Lisboa, o Museu de Ciência da Universidade de Coimbra, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e a Academia das Ciências de Lisboa. Destaca-se ainda a presença de vários académicos nacionais e estrangeiros, como Ana Rita Amaral (Utrecht University), Ariadana Ruiz (Univ. Málaga), Carlos Major (Museu Provincial do Namibe, Angola), Catarina Madruga (Museum für Naturkunde, Berlim) e Joana Passos (Univ. Minho).

O encontro contará com uma mesa redonda moderada por Maria de Fátima Nunes (IHC — Universidade de Évora / IN2PAST) que convida David Felismino (Museus de Lisboa/ICOM), Ricardo Roque (ICS-ULisboa), Marta Lourenço (MUHNAC-ULisboa), Christiana Martins (Jornal Expresso) e Carlos Major (Museu Provincial do Namibe, Angola) a refletir sobre o futuro das colecções museológicas não-europeias. Maarten Couttenier (Africa Museum, Bélgica) proferirá a palestra deste segundo dia.

O 1.º Encontro Internacional TRANSMAT-IN2PAST incluirá uma visita guiada às reservas do Museu Nacional de Etnologia.

>> 📎 Descarregar programa do encontro (PDF) <<

>> 📎 Descarregar o livro de resumos do encontro (PDF) <<

Palestrantes:

Nélia Dias (CRIA ISCTE)
Maarten Couttenier (Africa Museum)

Inscrições:

Não estudantes: 20 euros
Estudantes: 5 euros

A inscrição inclui documentação do encontro e certificado de participação.
Faça a inscrição através do seguinte endereço: https://sge.uevora.pt

Informações: transmat@uevora.pt

Cartaz do encontro internacional TRANSMAT-IN2PAST “Documentar Colecções Não-Europeias”. 22 e 23 de Junho de 2023, no Museu Nacional de Etnologia. O cartaz inclui a uma fotografia de uma peça votiva da colecção do Museu Municipal Santos Rocha. O programa encontra-se em transmat.uevora.pt

22 (Quinta-feira) 8:30 am - 23 (Sexta-feira) 5:30 pm