Práticas da História indexada na Scopus

Jun 1, 2022 | Notícias

A revista Práticas da História, publicada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, com o apoio do IHC e do CHAM – Centro de Humanidades, foi aceite para indexação pela plataforma Scopus.

Como explica o director da revista, Pedro Martins, esta inclusão traz grandes vantagens: por um lado “vai permitir aumentar exponencialmente a visibilidade da revista do ponto de vista internacional, tornando os seus conteúdos mais atractivos ao público especializado e não-especializado”; por outro lado, “possibilitará que mais investigadores se interessem em colaborar com a revista”, seja como autores, revisores ou coordenadores, dado o posicionamento desta num ranking competitivo de publicações periódicas análogas.

No site da Práticas da História, pode ler-se que a publicação tem como objectivo “promover a discussão em torno da teoria da História, Historiografia e dos Usos do Passado”. Esta indexação soma-se à já alcançada inclusão no ERIH PLUS, o Índice de Referência Europeu para as Humanidades e Ciências Sociais, promovido pela European Science Foundation.

O IHC congratula-se com o alcance de mais um objectivo estratégico da internacionalização, acesso público e qualidade da revista científica e da investigação promovida pelo Instituto.