fevereiro, 2020

11fev5:00 pm7:00 pmO influxo tecnocráticoSeminário de investigação5:00 pm - 7:00 pm NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 209, Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 LisboaTipologia do Evento:Ciclo,Seminário

Detalhe do cartaz do seminário

Ver mais

Detalhes do Evento

Primeira sessão do seminário de investigação do grupo de História Política Comparada. Com Pau Casanellas, sobre a expansão das ideias tecnocráticas nos países ocidentais.

 

O influxo tecnocrático.
A despolitização do pensamento político, do dirigismo ao neoliberalismo

 

Como resultado do crash financeiro de 2008 e a subsequente crise económica, a defesa da gestão científica da política atingiu um dos seus apogeus históricos. Longe de constituir uma moda passageira, os discursos tecnocráticos e despolitizadores carregam uma extensa história às suas costas. Apresenta-se aqui uma análise panorâmica sobre a expansão destas ideias nos países ocidentais, desde a popularização do termo tecnocracia, durante a Grande Guerra, até à actualidade. Ao longo do percurso, tentar-se-á sublinhar os interesses de classe que impulsaram a penetração da tecnocracia nas ciências sociais e no pensamento político, especialmente a partir da Segunda Guerra Mundial e, de maneira ainda mais evidente, desde os anos 70 e 80 do século XX.

 

Orador: Pau Casanellas (IHC — NOVA FCSH)
Investigador contratado do IHC—NOVA FCSH e docente na Universitat Autònoma de Barcelona. Interesse científico: evolução institucional e políticas de ordem pública, mobilização social, cultura revolucionária e prática armada. Autor de Morir matando. El franquismo ante la práctica armada, 1968-1977 (Catarata, 2014) e – em co-autoria – Gobernadores. Barcelona en la España franquista (1939-1977) (Comares, 2015).

 

Comentadora: Ana Costa (DINÂMIA’CET)
Professora Auxiliar do ISCTE – IUL, investigadora e diretora do DINÂMIA’CET, e membro do Observatório sobre Crises e Alternativas CES – UC. Interesses científicos: economia política da austeridade (fundamentos teóricos e epistemológicos da crise económica de 2007-2008, respostas à crise e os valores)

 

Cartaz e resumo do seminário "O influxo tecnocrático"

Tempo

(Terça-feira) 5:00 pm - 7:00 pm

Localização

NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 209

Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa

Organizador

X