Xurxo Ayán inicia novo projecto na Croácia

Jun 28, 2019 | Destaque, Notícias

Em Setembro, começa a primeira campanha arqueológica do projecto “Heritage from Below. Drežnica: Traces and Memories 1941-1945”, co-coordenado por Xurxo Ayán, em conjunto com Sanja Horvatinčić, do Instituto de História de Arte de Zagreb, e Rui Gomes Coelho, do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.

Trata-se de um projecto interdisciplinar de estudo do património, focado na região croata de Drežnica, um importante palco para as lutas de resistência (partisans) durante a Segunda Guerra Mundial, cujos rastos foram deixados na paisagem. O objectivo do projecto é, então, localizar e documentar os campos dos partisans e os campos da rede de refugiados que foram construídos na região — usados principalmente por civis, mas também por militares britânicos e outros aliados com missões atrás das linhas.

Este estudo enquadra-se na linha de investigação de Xurxo Ayán da arqueologia da resistência partisan na Segunda Guerra Mundial, como são também exemplos os trabalhos sobre a guerrilha anti-fascista em Trás-os-Montes. E, tal como no projecto Adegas da Memória, a equipa procura desenvolver novas aproximações metodológicas ao património cultural, com o envolvimento da comunidade local.

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X