Usos do Passado

 

Linha Temática:
Usos do Passado: Memória e Património Cultural

Coordenadora: Paula Godinho

 

A presente linha temática reúne investigadores que, de diferentes formas, fizeram dos usos do passado uma questão central da sua actividade cultural ou científica, nomeadamente:

  1. Promovendo a produção, registo e análise de memórias individuais e colectivas;
  2. Trabalhando em programas sobre património material e imaterial, no âmbito de instituições museológicas ou similares;
  3. Desenvolvendo a análise histórica da própria prática historiográfica.

Assim, esta linha temática concentra-se na análise e problematização de métodos, teorias e formas de mostrar o passado, incentivando práticas expositivas teórica e metodologicamente mais informadas e que que interpelam problemáticas como a invenção da tradição, a presentificação do passado e o papel do “esquecimento” e do trauma. A linha procurará também incentivar os historiadores a lidar com questões de crescente significado social, como a turistificação e a mercantilização do passado.

Funcionará, portanto, como uma plataforma comum para museólogos, curadores, arquivistas, historiadores, arqueólogos e antropólogos, assim como para instituições culturais públicas e privadas e comunidades locais.

Objectivos

A anunciar em Janeiro de 2019, no quadro do projecto estratégico do IHC para os anos 2018-2022.

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X