julho, 2016
Detalhes do Evento
Uma co-organização do IHC e Museu do Aljube. O Instituto de História Contemporânea (Universidade NOVA de Lisboa) e o Museu do Aljube – Resistência e Liberdade assinalam o 80º aniversário da
Ver mais
Detalhes do Evento
Uma co-organização do IHC e Museu do Aljube.
O Instituto de História Contemporânea (Universidade NOVA de Lisboa) e o Museu do Aljube – Resistência e Liberdade assinalam o 80º aniversário da abertura do campo do Tarrafal em Cabo Verde com uma conferência sobre o encarceramento político em colónias europeias durante o século XX.
Serão apresentados os resultados de investigações em curso sobre prisões e prisioneiros políticos nos impérios britânico, francês, belga, alemão e português, bem como olhares transversais e transnacionais sobre o encarceramento político em situação colonial. Para além disso, a conferência contará ainda com três oradores convidados:
– Fran Buntman (Universidade de George Washington): “Prisão e Lei, Repressão e Resistência”
– Jocelyn Alexander (Universidade de Oxford): “Regras da prisão: governando o prisioneiro politico dentro (e fora) da Rodésia”
– Maria da Conceição Neto (Universidade Agostinho Neto): “Prisões coloniais e memórias selectivas: O que é lembrado? Quem é esquecido? O caso das camponesas enviadas para o campo prisional de São Nicolau (Angola, 1969)”
Participação especial: realizadores de documentários com entrevistas a antigos prisioneiros políticos em Cabo Verde, Angola e Moçambique; testemunhos presenciais de antigos presos políticos.
Comissão organizadora:
Helena Pinto Janeiro (Museu do Aljube; IHC – FCSH/NOVA)
Irene Pimentel (IHC – FCSH/NOVA)
Philip Havik (IHMT /NOVA)
Pedro Aires Oliveira (IHC – FCSH/NOVA)
Tempo
julho 21 (Quinta-feira) - 23 (Sábado)
Organizador
Instituto de História Contemporânea