março, 2024

20mar12:00 pm2:00 pmA Guerra Civil de Espanha (1936-1939)Aula aberta12:00 pm - 2:00 pm NOVA FCSH, Auditório B2, Avenida de Berna, 26C — 1069-061 LisboaTipologia do Evento:Palestra

Detalhe do cartaz da aula aberta “A Guerra Civil de Espanha (1936-1939): Portugal e o massacre de Badajoz”, com Rúbem Serém, da Universidade de Nottingham. O cartaz inclui uma fotografia do Rúbem Serém, um homem moreno de cabelo preto, vestido com camisa e pullover. O fundo do cartaz é uma outra fotografia, do chamada “muro de la desmemoria”, no cemitério de Badajoz. Tem esse nome porque, aquando da reparação dos muros do cemitério promovida pela câmara municipal liderada pelo Partido Popular, apagaram as marcas dos impactos das balas e, por conseguinte, a última prova física dos fuzilamentos em massa ali levados a cabo em 1936.

Aula aberta sobre a guerra civil de Espanha, a participação portuguesa no conflito e a investigação sobre o legado do franquismo na Espanha do século XXI. Com Rúben Serém.

A Guerra Civil de Espanha (1936-1939):
Portugal e o massacre de Badajoz

Esta aula divide-se em três partes. A primeira, oferece um breve resumo da guerra civil de Espanha de 1936-1939. A segunda parte debruça-se sobre a participação portuguesa nos primeiros meses do conflito, em particular, o envolvimento do Estado Novo num ‘programa de terror e extermínio’ rebelde (mais tarde franquista), tal como Paul Preston o referiu em Spanish Holocaust (2012, p. xiv). A última parte da aula explora, em detalhe, a natureza do meu trabalho de investigação, sobretudo a questão (da ausência) das fontes, metodologia e debate sobre o legado do franquismo na Espanha do século XXI.

Para uma brevíssima introdução sobre o massacre de Badajoz, podem ler o artigo do convidado publicado no Expresso a 28 de Fevereiro de 2024.

Orador:
Rúben Leitão Serém é Professor Auxiliar no Departamento de História da Universidade de Nottingham. É especializado na Segunda República e guerra civil de Espanha (1931-1939), na ditadura franquista (1939-1975) e nas guerras de memória no país vizinho (2000-?), com enfoque na extrema-direita nos séculos XX e XXI. Mais recentemente, tem estudado o envolvimento português no conflito espanhol. É autor da monografia Conspiracy, Coup D’état and Civil War in Seville, 1936-1939. A sua publicação mais recente é: ‘The Viceroyalty of General Queipo de Llano in Seville During the Spanish Civil War’, publicado no Journal of Contemporary History (2023).

Cartaz da aula aberta “A Guerra Civil de Espanha (1936-1939): Portugal e o massacre de Badajoz”, com Rúbem Serém, da Universidade de Nottingham. 20 de Março de 2024, às 12 horas no auditório B2 da Torre B da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Avenida de Berna). O cartaz inclui uma fotografia do Rúbem Serém, um homem moreno de cabelo preto, vestido com camisa e pullover. O fundo do cartaz é uma outra fotografia, do chamada “muro de la desmemoria”, no cemitério de Badajoz. Tem esse nome porque, aquando da reparação dos muros do cemitério promovida pela câmara municipal liderada pelo Partido Popular, apagaram as marcas dos impactos das balas e, por conseguinte, a última prova física dos fuzilamentos em massa ali levados a cabo em 1936.

Imagem: ‘El muro de la des-memoria‘. Foto de 2009, aquando da reparação dos muros do cemitério de Badajoz, promovida pela câmara municipal liderada pelo Partido Popular, que apagou as marcas dos impactos das balas e, por conseguinte, a última prova física dos fuzilamentos em massa levados a cabo em 1936.

(Quarta-feira) 12:00 pm - 2:00 pm

NOVA FCSH, Auditório B2