outubro, 2025

28out12:00 pm1:00 pmDa inovação numa agricultura campesina à tecnocracia autoritáriaSeminar12:00 pm - 1:00 pm National Library of Portugal, Campo Grande, 83 - 1749-081 LisbonTipologia do Evento:Seminar

Fotografia, dos anos 1920, que mostra duas mulheres (camponesas) e um homem (de fato) sentados numa mesa em cujo tampo se vê uma balança. Estão a fazer a selecção do milho na Missão Biológica da Galiza.

Ver mais

Detalhes do Evento

Seminar presenting the doctoral project of Roque Sanfiz Arias, visiting researcher at the IHC, on the various models of innovation in Galician agriculture in the 20th century.

 

Da inovação numa agricultura campesina à tecnocracia autoritária:
O caso da Galiza (1882-1982) – e de Portugal?

Roque Sanfiz Arias (HISTAGRA / CISPAC — USC)

 

Seminário de apresentação e discussão do projecto de doutoramento em curso “Inovação na agricultura atlántica, Galicia 1882-1982”, conduzida por Roque Sanfiz Arias, investigador de doutoramento do HISTAGRA / Centro de Investigação Interuniversitário das Paisagens Atlânticas Culturais (CISPAC), Universidade de Santiago de Compostela, e investigador visitante no IHC.

A adopção de inovações na agricultura teve e tem consequências sociais, ambientais e económicas. Nesta apresentação procura-se compreender, em termos históricos, como as inovações biológicas, técnicas e sociais se desenvolveram, quais foram as suas consequências e por que razão foram adoptadas ou rejeitadas pelos agricultores. O objectivo desta investigação é demonstrar a existência de vários modelos de inovação na agricultura galega no século XX e explorar os momentos de mudança. O primeiro modelo é o da agricultura biológica, em que os camponeses, os técnicos, as instituições e o mercado tinham de dialogar para introduzir inovações. A Guerra Civil espanhola pôs termo a este modelo e o regime tentou impor um modelo de inovação baseado no totalitarismo e no controlo social. A partir dos anos 1950, o modelo de desenvolvimento agrário da Revolução Verde foi difundido por toda a Europa. Na Galiza, este modelo de inovação impôs-se, gerando relações muito desiguais entre instituições, mercado e agricultores. Paralelamente, a investigação visa ainda explorar os intercâmbios entre técnicos galegos e portugueses e as formas de inovação na agricultura portuguesa. O objectivo é estabelecer um marco comparativo para questionar como as mudanças se desenvolveram em dois espaços com condições similares, regimes políticos semelhantes e relações internacionais distintas.

 

Organização: IHC e CICS.NOVA

 

Cartaz do seminário “Da inovação numa agricultura campesina à tecnocracia autoritária: o caso da Galiza (1882-1982) – e de Portugal?”, com Roque Sanfiz Arias (Histagra, Cispac, Universidade de Santiago de Compostela). 28 de Outubro de 2025, às 12 horas, na sala de formação da Biblioteca Nacional de Portugal. O cartaz é ilustrado por uma fotografia, dos anos 1920, que mostra duas mulheres (camponesas) e um homem (de fato) sentados numa mesa em cujo tampo estão uma balança, sementes de milho e várias maçarocas de milho. Estão a fazer a selecção do milho na Missão Biológica da Galiza.

 

Tempo

(Terça-feira) 12:00 pm - 1:00 pm

Localização

National Library of Portugal

Campo Grande, 83 - 1749-081 Lisbon

Organizador

Institute of Contemporary History and CICS.NOVA — NOVA School of Social Sciences and Humanities

X