abril, 2020

Detalhes do Evento
Online seminar with Aurora Rodrigues, magistrate and former political prisoner during the Estado Novo dictatorship. Gente Comum. Uma História na PIDE Seminário com Aurora Rodrigues, magistrada e ex-presa política, inserido
Ver mais
Detalhes do Evento
Online seminar with Aurora Rodrigues, magistrate and former political prisoner during the Estado Novo dictatorship.
Gente Comum. Uma História na PIDE
Seminário com Aurora Rodrigues, magistrada e ex-presa política, inserido no programa das disciplinas “Antropologia e Património” (licenciatura em Antropologia) e “Antropologia e Movimentos Sociais” (mestrado em Antropologia), bem como no Seminário “Usos do passado, memória e Património Cultural” do IHC.
Abordará a memória da resistência às ditaduras e sua integração na herança colectiva das democracia. Em dias como estes, tomar conhecimento dos trajectos de quem resistiu, e como o fez, em tempos que também foram duros, noutros confinamentos, é também ficar a saber como se lutou. É um património a trazer até ao presente, que resgata do passado aquilo que precisa. Aurora Rodrigues foi presa política na tardo-ditadura portuguesa (e de novo em Maio de 1975).
Conferência aberta, via: meet.google.com/mti-ihjx-daw
NOTA: Quem não tiver email da FCSH deve ‘chegar’ um pouco mais cedo (5 minutos antes), para poder ser autorizado a assistir. Os participantes devem manter o microfone desligado, e só o ligar no final, se desejarem fazer perguntas.
Tempo
(Quarta-feira) 12:00 pm - 1:30 pm
Organizador
Institute of Contemporary History — NOVA School of Social Sciences and Humanitiescomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C - 1069-061 Lisbon
