junho, 2022

07jun6:00 pm7:30 pmDa funcionalidade à estética6:00 pm - 7:30 pm Dedicated Zoom linkTipologia do Evento:Cycle,Lecture

Detalhe do cartaz da conferência

Ver mais

Detalhes do Evento

Ninth (and last) lecture of the cycle that crosses Science and Technology with Arts and Humanities. With Maria da Luz Sampaio.

 

Da funcionalidade à estética na arquitectura dos edifícios industriais

Ciclo internacional de conferências “Quando a Ciência e a Tecnologia se Cruzam com as Artes e as Letras”

 

Podemos definir que a arquitectura industrial é aquela que procura responder a um programa funcional específico incorporando elementos e materiais que lhes confere uma estética própria. Esta arquitectura que tem uma finalidade industrial, responde a necessidades operacionais e incluí edifícios construídos ou adaptados para diferentes sectores : têxtil, química, metalúrgica, moagem, panificação, etc.
Os manuais apresentam-nos as suas especificidades, as suas técnicas construtivas e apontam-nos como a arquitectura industrial não se expressa somente em edifícios de uso genuinamente industrial, mas também em edifícios que são concebidos como modelos de um pensamento e de uma prática diretamente associados com a introdução de novos materiais como o ferro, o aço e o betão (Aguilar Civera, 2013). Os programas destes edifícios obrigaram arquitectos e engenheiros a encontrar, não só soluções associadas à sua funcionalidade, como também equacionar as questões de estética e da sua integração urbana, num processo acompanhado por regulamentos e comissões criados para garantir o ordenamento, a salubridade e o ‘embelezamento’ das cidades.
Esta questão será analisada a partir de edifícios industriais construídos em especial nos finais do século XIX e primeiras décadas do século XX na cidade do Porto, permitindo refletir sobre a relação entre funcionalidade e estética destes edifícios e o relevo da arquitectura industrial na malha urbana.

 

Sobre a oradora:

Maria da Luz Sampaio é doutorada em História e Filosofia da Ciência (2015) e iniciou o seu percurso científico no projeto de investigação do Inventário do Património Industrial da cidade do Porto (1991-2) e participa no Programa museológico e na abertura do Museu da Ciência e Indústria do Porto (1994-96). De 2000 a 2011 assume funções de Diretora do Museu da Indústria do Porto. Professora de História do Traje e de Museologia na escola Artística ARVORE. Em 2014, responsável do curso de formação contínua “Introdução ao Turismo Industrial” na FLUP. De 2017 a 2021- Bolseira FCT de Pós-doutoramento com o projeto dedicado à História do Ensino da Engenharia em Portugal (1911-1960). Integra projetos associados à História da Tecnologia e da Engenharia (mulher na Engenharia) no património e museologia industrial. Membro do projecto Internacional: Gas in Europe Latine, membro do ICOHTEC – International Committee for History of Technology, delegada da APOM – Associação Portuguesa de Museologia e membro do Conselho Científico da APAI – Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial. Atualmente, professora convidada no Departamento de História na Universidade de Évora..

 

🔗 Acesso Zoom à conferência

 

Cartaz da conferência "Da funcionalidade à estética na arquitectura dos edifícios industriais", com Maria da Luz Sampaio. 7 de Junho às 18 horas, via Zoom

 

Tempo

(Terça-feira) 6:00 pm - 7:30 pm

Localização

Dedicated Zoom link

Organizador

Institute of Contemporary History — University of Évora and Centre for Art History and Artistic Research — University of Évora

X