julho, 2019

10jul6:00 pm8:00 pmContrabando e ContrabandistasBook launch6:00 pm - 8:00 pm Quartel do Carmo, Largo do Carmo — 1200-092 LisboaTipologia do Evento:Presentation

Ver mais

Detalhes do Evento

Mariana Castro‘s first book, about smugglers in First World War will be presented by Nuno Andrade and Maria Fernanda Rollo, at the Quartel do Carmo, in Lisboa.

 

“Contrabando e Contrabandistas. Elvas na Primeira Guerra Mundial”

 

A preocupação com o contrabando, atividade comercial ilícita, adquiriu importância crescente ao longo do século XIX, acentuando-se nas décadas seguintes e especialmente durante a conjuntura da Grande Guerra, constituindo uma das principais preocupações dos países aliados. O conceito foi objeto de discussão nas Conferências da Haia (1899 e 1907) e de Londres (1908-1909). Durante a Primeira Guerra Mundial é criado o bloqueio económico com o intuito de reprimir o contrabando e a circulação de mercadorias com destino ao inimigo e, no contexto português, são implementadas medidas restritivas, principalmente, na intensificação da vigilância na fronteira com a Espanha.

Este livro teve como principal intuito compreender o significado, a importância e o impacto do contrabando, no concelho de Elvas, entre a Primeira Guerra Mundial e o período do pós-guerra (1919-1922). Destacando os atores, as dinâmicas de resistência e repressão, assim como as relações entre o poder central, poder local e contrabandistas, o tema abordado enquadra-se ainda noutra linha temática ligada à ação do corpo da Guarda Fiscal, como entidade responsável pelo controlo e repressão de formas de contrabando, descaminho e transgressões fiscais.

É neste diálogo entre discursos e práticas que a presente obra pretende ser um contributo para a história do contrabando em Portugal durante o século xx e promover a reflexão em torno das lógicas das economias ilegais realizadas em espaços de fronteira, se autodefiniam enquanto definiam os territórios das suas comunidades

 

Sobre a autora:
Mariana Reis de Castro é mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, investigadora do IHC-NOVA FCSH, Universidade Nova de Lisboa. O seu trabalho incide sobre a história de Portugal contemporâneo, história das instituições policiais em Portugal, em particular sobre a Guarda Fiscal, e a história do contrabando no século XX.

 

Mais informações sobre o livro

 

Tempo

(Quarta-feira) 6:00 pm - 8:00 pm

Localização

Quartel do Carmo

Largo do Carmo — 1200-092 Lisboa

Organizador

Imprensa de Ciências Sociais, Museu da Guarda Nacional Republicana, and Institute of Contemporary History — NOVA FCSH

X