DHST Dissertation Prize
Deadline: 1 October 2020
Institution: Division of History of Science and Technology of the International Union of History and Philosophy of Science and Technology (IUHPST/DHST)
Summary: The International Union of the History and Philosophy of Science and Technology, Division of History of Science and Technology (IUHPST/DHST), invites submissions for the sixth DHST Dissertation Prize to be presented in July 2021. Initiated at the 22nd International Congress of History of Science in 2005 held in Beijing, IUHPST/DHST now awards the prize every two years. Up to three awards for recent Ph.D. historians of science and technology will recognize outstanding doctoral dissertations completed and filed between 1 September 2018 and 1 September 2020.
Topics: History of science, technology, or medicine
Prize: Waiver of registration fees, assistance with travel and accommodation expenditures to the 26th International Congress of History of Science and Technology (Prague, July 2021)
See how to apply here.
Other Opportunities
-
-
Highlights, IHC, Opportunities, Other institutionsDeadline: 31 May 2024
Search
Events
abril, 2024
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Colloquium
Conference
Conference
Congress
Course
Cycle
Debate
Exhibition
Launch
Lecture
Meeting
Movie session
Open calls
Opening
Other
Presentation
Round table
Seminar
Showcase
Symposium
Tour
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Detalhes do Evento
First of two seminars by Colin Darch: it will be dedicated to the struggles for decolonisation and the reform of African studies curricula in Africa. Colocando Africanos e Afrodescendentes
Ver mais
Detalhes do Evento
First of two seminars by Colin Darch: it will be dedicated to the struggles for decolonisation and the reform of African studies curricula in Africa.
Colocando Africanos e Afrodescendentes de Volta Dentro da História:
Experiências de Descolonização Curricular na Tanzânia e na África do Sul
O objectivo deste seminário é tentar analisar as experiências de duas lutas pela “descolonização” ou reforma dos currículos para ‘estudos africanos’ que aconteceram em instituições africanas de ensino superior. Analisaremos primeiro o caso da Universidade de Dar es Salaam nas décadas de 1960 e 1970, e segundo o caso da Universidade pós-apartheid da Cidade do Cabo (UCT), no final da década de 1990. A questão fundamental é, em que deve consistir um conteúdo programático adequado para o ensino das histórias africanas, e como deve ser ensinado? Construir um currículo que satisfaça os critérios pedagógicos, políticos e científicos que lhe serão exigidos, enfrenta uma dificuldade fundamental, nomeadamente o fato indiscutível de que a própria história africana, como disciplina acadêmica, ainda não foi totalmente descolonizada. A existência de múltiplos ‘Centros de Estudos Africanos’ no hemisfério norte é testemunho do papel predominante de revistas e programas de pesquisa norte- americanos e europeias na produção e também na curadoria de conhecimentos históricos sobre a África. Além disso, mesmo em países africanos, as lutas pela reforma do currículo não têm sido necessariamente tão bem sucedidas quanto se esperava – romper com as epistemologias eurocêntricas dominantes revelou-se uma tarefa difícil.
Sobre o orador:
Colin Darch — Historiador, sociólogo e documentalista académico sul-africano, reformado desde 2014, com vasta experiência de trabalho em universidades e centros de investigação: na Etiópia (1971-1974), Tanzânia (1975-1978), Moçambique (1979-1987), Zimbabué (1987-1991) e também no Brasil (1991-1992 e 2016). Formação pós-graduada como bibliotecário e documentalista; doutorado em história da Rússia pela Escola de Análise Social e Económica da Universidade de Bradford (Reino Unido). De 1997 a 2000, trabalhou como bibliotecário e documentalista no Consórcio de Bibliotecas do Cabo (CALICO, Cidade do Cabo); de 1992 a 1997, foi Professor da Universidade do Cabo Ocidental da Cidade do Cabo; de 2000 a 2013, foi Professor na Universidade do Cabo; de 2014 a 2023, foi Investigador Associado Honorário, da Unidade de Governança Democrática e Direitos, na Universidade da Cidade do Cabo. De 2017 a 2023 foi Investigador Honorário do Conselho de Pesquisa em Ciências Humanas, na Cidade do Cabo. Das obras mais recentes, destacam-se: “Voices of Liberation: Samora Machel. Leader and Liberator in Southern Africa“, editado com David Hedges (HSRC, 2024); “A Dictionary of Mozambican History and Society“, com Amélia Neves de Souto (HSRC, 2022); e “Nestor Makhno and Rural Anarchism in Ukraine, 1917-1921” (Pluto Press, 2020).
Tempo
(Sexta-feira) 5:30 pm - 7:00 pm
Organizador
Institute of Contemporary History — NOVA School of Social Sciences and Humanitiescomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C - 1069-061 Lisbon
News
Victor Pereira contributes to exhibition at the French Embassy
Apr 26, 2024
Victor Pereira was one of the curators of the exhibition “Regards français sur la Révolution des œillets”
Oral history, decolonisation and revolution: three new IHC projects on 25 April revolution
Apr 21, 2024
Luís Trindade, Zélia Pereira and José Neves had three new projects funded by the FCT
PREC posters at the National Library of Portugal
Apr 19, 2024
Paulo Catrica is the curator of the exhibition “A Revolução em Marcha”.