novembro , 2025

07novTodo o dia08IX Congresso de História LocalCongress(Todo o dia) Alpiarça, Portugal, AlpiarçaTipologia do Evento:Congress,Open calls

Detalhe do ccartaz do nono Congresso de História Local: Conceitos, Práticas e Desafios na Contemporaneidade. Inclui algumas fotos antigas de ruas, da fachada da igreja e da ponte de Alpiarça.

Ver mais

Detalhes do Evento

The ninth edition of the congress, which aims to emphasise the importance of local history in contemporary historiography. Deadline: 7 September 2025

 

IX Congresso de História Local:
Conceitos, Práticas e Desafios na Contemporaneidade

 

 

O IX Congresso de História Local aspira acompanhar e estimular a renovação historiográfica em curso; assim, dá continuidade aos propósitos e dinâmicas iniciados em 2017, proporcionando um espaço de divulgação, de partilha e de problematização para todos/as quantos se dedicam a este ramo da historiografia, em diálogo permanente com a historiografia nacional e internacional. Tal como nas edições anteriores, o encontro pretende continuar a ser um contexto privilegiado para a reflexão sobre o conceito, as metodologias e as práticas da história local; por extensão, constitui-se como uma oportunidade para troca de experiências.

Do mesmo modo, os princípios subjacentes à organização do congresso fomentam a intervenção de estudantes de último ano de licenciatura e de primeiro de mestrado, com o intuito de obterem as primeiras experiências no meio académico.

 

 


 

Chamada para comunicações

 

Convidam-se os interessados/as a apresentarem propostas de comunicação no domínio da história local, subordinadas à evolução analítica de comunidades e enquadradas pelas especificidades metodológicas e epistemológicas que caracterizam este campo de estudos. As propostas de comunicação sobre a história local na contemporaneidade podem ser concebidas em torno dos seguintes eixos temáticos, sem exclusão de outros tópicos:

  • Transformações sociais e culturais;
  • Imprensa local;
  • Dinâmicas laborais e conflituosidade social;
  • Reflexões sobre a teoria e metodologias da história local;
  • A importância da história local no ensino secundário e superior;
  • Temas e trabalhos subordinados à história de uma região;
  • História e comunidade(s);
  • Elite(s) e personalidades;
  • Municípios e Poder Local;
  • Instituições e associações locais;
  • Organização, resistência e violência política na história local;
  • A história das mulheres em contexto local;
  • Territórios e património biocultural.

 

O encontro de 2025 será acolhido pela Câmara Municipal de Alpiarça. Seguindo o modelo dos eventos anteriores, esta edição contará com um painel exclusivamente dedicado à história deste município e do Ribatejo. Nesse sentido, convidam-se os historiadores/as, professores/as, investigadores/as e demais/as estudiosos da região a submeterem comunicações dedicadas à história de Alpiarça.

 

Envio de propostas

As propostas não deverão exceder os 3500 caracteres e contemplar o título do trabalho e uma biografia resumida do autor/a (máximo 750 caracteres).

As comunicações aceites resultarão em apresentações de 15 minutos.

Línguas de trabalho: Português e Inglês (não haverá interpretação simultânea).

O painel júnior é exclusivo para alunos/as de último ano de licenciatura e primeiro ano de mestrado; neste caso, a apresentação das propostas de comunicação deverá observar o mesmo procedimento, mas serão avaliadas separadamente.

Todas as propostas deverão ser submetidas através do formulário disponível 🔗neste link.

 

Inscrições

A inscrição no congresso é individual e gratuita e deverá ser feita através do formulário disponível 🔗neste link até ao dia 6 de Novembro de 2025.

 

Calendarização

Submissão de propostas: 7 Setembro 2025
Notificação de aceitação de propostas: 15 Outubro 2025
Divulgação do programa: 20 Outubro 2025
Prazo para inscrições: 6 Novembro 2025
Congresso: 7 – 8 Novembro 2025

 

Contacto: congressohistorialocal@gmail.com

 

 

Comissão Organizadora

 

Catarina Pimentel Neto (CEF — NOVA FCSH)
Catarina Veiga dos Santos (CEF — NOVA FCSH)
Diogo Ferreira (CEF — NOVA FCSH)
Eunice Relvas (CEF — NOVA FCSH / GEO-CML)
Guilherme Sequeira (CEF — NOVA FCSH)
Inês José ( IHC — NOVA FCSH / IN2PAST / CEF — NOVA FCSH)
João Francisco Pereira (CEF — NOVA FCSH / CEHR-UCP)
João Pedro Santos (IHC – NOVA FCSH / IN2PAST)
Liliana Caldeira (CEF — NOVA FCSH / Câmara Municipal de Lagoa)
Maria Fernanda Rollo (CEF — NOVA FCSH)
Maria Miguel Fresco (CEF — NOVA FCSH)
Mariana Reis de Castro (IHC – NOVA FCSH / IN2PAST / CEF — NOVA FCSH)
Pedro Serra (CEF — NOVA FCSH)

 

Comissão Científica

 

Ana Cardoso Matos (CIDEHUS — Universidade de Évora)
Ana Paula Pires (CEF — NOVA FCSH / Universidade Açores)
António José Queiroz (CEFi  —UCP / CEPESE)
Diogo Ferreira (CEF — NOVA FCSH)
Eunice Relvas (CEF — NOVA FCSH / GEO-CML)
João Miguel Henriques (CEF — NOVA FCSH / CMC)
Jorge Fernandes Alves (FLUP)
Luís Alberto Alves (CITCEM — FLUP)
Manuela Tavares Ribeiro (FLUC)
Maria Conceição Meireles (FLUP)
Maria Fátima Nunes (IHC — Universidade de Évora / IN2PAST)
Maria Fernanda Rollo (CEF — NOVA FCSH)
Margarida Sobral Neto (FLUC)
Nuno Pousinho (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
Paulo Jorge Fernandes (IHC – NOVA FCSH / IN2PAST)
Paulo Miguel Rodrigues (CEF — NOVA FCSH / Universidade da Madeira)
Pedro Serra (CEF — NOVA FCSH)
Sérgio Rezendes (CEF — NOVA FCSH)
Teresa Nunes (CEF — NOVA FCSH / FLUL)

 

 

Cartaz do nono Congresso de História Local: Conceitos, Práticas e Desafios na Contemporaneidade. Alpiarça, 7 e 8 de Novembro de 2025. O cartaz inclui algumas fotos antigas de ruas, da fachada da igreja e da ponte de Alpiarça.

 

Tempo

novembro 7 (Sexta-feira) - 8 (Sábado)

Localização

Alpiarça, Portugal

Alpiarça

Organizador

Several Institutions

X