setembro, 2024

Detalhes do Evento
The book organised by José Neves, Rui Lopes and Víctor Barros, on the life of Amílcar Cabral, will be launched at the
Ver mais
Detalhes do Evento
The book organised by José Neves, Rui Lopes and Víctor Barros, on the life of Amílcar Cabral, will be launched at the opening of the commemoration of Cabral’s centenary in Coimbra.
O Mundo de Amílcar Cabral
Esta sessão de apresentação marca o arranque do ciclo “Amílcar Geração e Comemorações em Coimbra do Centenário de Amílcar Cabral”, que se prolonga até 13 de Setembro. Contará com as intervenções de Francisco Queirós, Vereador da Câmara Municipal de Coimbra com o pelouro da Biblioteca Municipal; Maria Inácia Rezola, professora da Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa e comissária executiva da Estrutura de Missão para as Comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974; Julião Soares Sousa, historiador, investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, biógrafo de Amílcar Cabral e autor de um dos textos incluído no livro; Teresa Cravo, professora de Relações Internacionais da Faculdade de Economia e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; e Víctor Barros, historiador, investigador do IHC e co-organizador da publicação.
A sessão inclui ainda a abertura, com uma visita guiada, da exposição “Recordar Amílcar Cabral”, promovida pela Biblioteca Municipal de Coimbra.
Sobre o livro:
Líder da luta pela independência da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, a figura de Amílcar Cabral é indissociável da história desses países, bem como da história de Portugal e da história global das revoluções então em curso no chamado Sul Global. A sua área de influência estendeu-se muito para lá das fronteiras das colónias portuguesas, seja através das múltiplas viagens do próprio Cabral, seja através da circulação mundial das suas ideias e palavras em livros, filmes, entrevistas e discursos difundidos pela imprensa, rádios e televisões de vários países, forjando solidariedades da China aos Estados Unidos da América, da Tanzânia à Checoslováquia.
Neste livro, pela mão de quem o estudou e de seus contemporâneos, o leitor é levado a percorrer a história e a actualidade de países tão diversos como Cuba, França, Suécia e Argélia, entre outros cuja trajectória se cruzou com a de Cabral. O livro é assim um importante contributo para compreendermos a queda do Império Português, mas também a viragem pós-colonial do mundo contemporâneo.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Quarta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm
Localização
Coimbra's Municipal Library
Casa Municipal da Cultura, Rua Pedro Monteiro — 3000–329 Coimbra
Organizador
IN2PAST, Edições Fora de Jogo, Biblioteca Municipal de Coimbra, and Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril