setembro, 2022

21set(set 21)11:00 am23(set 23)7:00 pmInterpretações do BrasilResearch workshop11:00 am - 7:00 pm (23) Dedicated Zoom linkTipologia do Evento:Workshop

Texto: Interpretações do Brasil

Ver mais

Detalhes do Evento

Workshop that brings together researchers dedicated to the study of interpretations of Brazil produced by historiography, social sciences, and cultural production over the last two centuries.

 

Interpretações do Brasil:
História da Historiografia Económica sobre o Brasil

 

 

O Workshop Anual de Investigação Interpretações do Brasil reúne investigadores do IHC e de universidades de diversos países e continentes que se dedicam ao estudo da História do Brasil, nomeadamente ao estudo das interpretações do Brasil produzidas pela historiografia, pelas ciências sociais e pela produção cultural ao longo dos últimos dois séculos. O workshop é realizado uma vez por ano e tem um tema e um parceiro organizador específico em cada edição. Em 2022, na primeira edição do workshop, o tema é a história da historiografia económica sobre o Brasil e a organização é partilhada com o Departamento de História da Universidade Federal Fluminense.

A proposta desta primeira edição é discutir de maneira ampla e aberta diversos aspectos da história e da historiografia económica sobre o Brasil. Serão contemplados desde análises sobre como determinados temas económicos foram tratados por diferentes autores ao longo do tempo, passando por trabalhos dedicados a debater a vida e a obra de historiadores e economistas, e chegando a propostas inovadoras sobre como avançar nas investigações da história económica nos dias de hoje – isso sem esgotar as abordagens do evento.

Os organizadores convidam a comunidade académica a participar das discussões que acontecerão, via Zoom, entre os dias 21 e 23 de Setembro.

 

Palestrante convidado:

Rafael Marquese (Universidade de São Paulo, Brasil):  O café na historiografia econômica sobre o Brasil

 

 

>> 🔗 Link de acesso ao Zoom

>> 📎 Programa completo (PDF)

 

Cartaz do workshop "Interpretações do Brasil: História da Historiografia Económica sobre o Brasil". 21 a 23 de Setembro, via Zoom.

 

Tempo

21 (Quarta-feira) 11:00 am - 23 (Sexta-feira) 7:00 pm

Localização

Dedicated Zoom link

Organizador

Institute of Contemporary History — NOVA School of Social Sciences and Humanities and Fluminense Federal University

X