maio, 2019

13mai6:00 pm9:00 pmModernidade e Tradição VI - 10ª SessãoModernidade e Tradição - Seminário de Investigação - VI Série6:00 pm - 9:00 pm NOVA FCSH, Edifício ID, Sala 1.05, Avenida de Berna, 26C — 1069-061 LisboaTipologia do Evento:Ciclo

Imagem alusiva ao ciclo de seminários

Ver mais

Detalhes do Evento

Décima sessão da VI série do seminário de investigação promovido pelo IHC, sobre o processo histórico que molda e caracteriza a economia e a sociedade contemporâneas.

 

Modernidade e Tradição:  Economia, Sociedade e Inovação no Mundo Contemporâneo
VI Série do Seminário de Investigação

 

 

Conceção e gestão da Ciência e Universidade portuguesas em Amândio Tavares (1942-1966)
Francisco Miguel Araújo (CITCEM – UPorto)

 

O pós-2.ª Guerra Mundial acarretou toda uma nova dinâmica nos sistemas de ensino universitário e de investigação científica no Portugal do Estado Novo. Ator privilegiado em todo este processo, Amândio Tavares (1900-1974) desempenhou alguns dos cargos mais relevantes para a evolução de políticas científicas e académicas desse período: vice-presidente da subsecção da Ciência do Instituto de Alta Cultura (1942-1966) e reitor da Universidade do Porto (1946-1961). Este estudo de caso, entrosando os rumos da História da Educação com os da História da Ciência, percorre a sua história de vida para definir as principais conceções e diretrizes pessoais para uma gestão académico-científica no regime autocrático. Assim, espelhando a sua influência institucional e a transfiguração da Ciência e Universidade portuguesas, interligado com as preocupações no desenvolvimento interno e o reforço da internacionalização, preconizado entre o conservadorismo e a inovação por outros contemporâneos.

 

ENTRADA LIVRE

Sobre o seminário:
O seminário de investigação Modernidade e Tradição. Economia, Sociedade e Inovação no Mundo Contemporâneo é um espaço aberto de conhecimento, dedicado ao estudo e compreensão do processo histórico que molda e caracteriza a economia e a sociedade contemporâneas. O programa contempla a análise de diferentes cenários e contextos de inovação, as tensões e os impasses que as rodearam e as diferentes conjunturas científicas e tecnológicas em que ocorreram as transformações mais relevantes.

Procura-se apreciar criticamente o papel ocupado pelos diversos agentes no campo económico e social, atendendo ao papel da ciência e da tecnologia, tendo presente as mudanças e os enquadramentos políticos, as realidades culturais, o contexto nacional e as dinâmicas europeias e internacionais em que se inseriram, bem como as principais conjunturas (guerras e crises) que marcaram a economia e a sociedade contemporâneas.

 

Coordenação:
Maria Fernanda Rollo, Ana Paula Pires e Maria Inês Queiroz (IHC – NOVA FCSH)

Tempo

(Segunda-feira) 6:00 pm - 9:00 pm

Localização

NOVA FCSH, Edifício ID, Sala 1.05

Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa

Organizador

X