janeiro, 2018

23jan6:00 pm7:30 pmESPI “Think-Tank”Seminário de investigação6:00 pm - 7:30 pm NOVA FCSH, Torre A, Sala 04, Avenida de Berna, 26C — 1069-061 LisboaTipologia do Evento:Ciclo

Fragmento do cartaz do seminário de investigação ESPI

Segunda série do seminário de investigação em “Economia Sociedade Património e Inovação”, coordenado por Ana Paula Pires e Ivo Veiga.

O ESPI “Think-Tank” é o Seminário de Investigação do Grupo “Economia, Sociedade, Património e Inovação” do IHC e tem como objectivo principal
estudar e interpretar os processos de transformação social e económica no período contemporâneo, procurando perceber as dinâmicas e os períodos de inércia ou de inovação que os caracterizam, designadamente em matéria científica e tecnológica, identificando e promovendo a valorização, preservação e divulgação do quadro patrimonial que lhes está associado.

O seminário pretende discutir o caso português numa perspectiva transnacional ao mesmo tempo que procura captar e compreender a sua
inserção no contexto global. Assim, o estudo do caso português é perspectivado em si e pelo que representa num contexto de análise mais
alargado, considerando entre outros aspectos, os enquadramentos ibérico, europeu/comunitário, mediterrânico, as relações coloniais e pós-coloniais, o espaço lusófono e as relações ibero-americanas, em particular no Atlântico
Sul.

Nesta segunda série, e sequência dos textos discutidos na série anterior, vamos explorar de uma forma interdisciplinar uma realidade cruzada que
tem no estudo e nas interligações entre economia e sociedade o seu principal enfoque. É também uma oportunidade para discutir as mais
recentes leituras de conjunto do século XX (ver sessões 4 e 5) assim como voltar aos temas da sessão anterior mas com novos textos ou perspectivas (por exemplo sessão 7).

O “Think-Thank” desempenha, também, um papel vital no conhecimento dos percursos, projectos e objectivos actuais interesses dos investigadores do ESPI. Os textos que iremos debater no “Think-Tank” serão distribuídos por email aos membros do Grupo de Investigação “Economia, Sociedade, Património e Inovação”.

O “Think-Tank” reúne, este ano, uma vez por mês, preferencialmente às terças-feiras entre as 18 e as 19:30 horas.

Sessão 1: Economia, Política e Instituições

• Amenta, Edwin. 2005. “Institutionalist and State-Centric Theories of Political Sociology” in Janoski, Thomas, Robert R Alford, Alexander M Hicks, and Mildred A Schwartz, eds. The Handbook of Political Sociology: States, Civil Societies, and Globalization. Cambridge: Cambridge University Press.
  • Swedberg, Richard. 2007. Principles of Economic Sociology. Princeton: Princeton University Press. (Chapter “Politics and Economy”)
  • Clemens, Elisabeth S, and James M Cook. 1999. “Politics and Institutionalism: Explaining Durability and Change.” Annual Review of Sociology 25 (1): 441–66.

Apresentação: Adolfo Cueto (IHC – NOVA FCSH)
Comentário: Ivo Veiga (IHC – NOVA FCSH)

PRÓXIMA SESSÃO »

Cartaz do seminário de investigação ESPI "Think Tank"