novembro , 2019

07nov(nov 7)9:30 am08(nov 8)6:00 pmComunismos e dissidências políticasColóquio internacional9:30 am - 6:00 pm (8) Centro de Estudos Sociais - Lisboa, Picoas Plaza, Rua do Viriato, 13 - Lj 117/118 — 1050-227 LisboaTipologia do Evento:Colóquio

Detalhe do cartaz do colóquio

Colóquio internacional que pretende reunir apresentações de diferentes experiências históricas e diferentes quadros conjunturais do comunismo. Chamada para comunicações aberta até 15 de Julho.

Comunismos e dissidências políticas

No pensamento social contemporâneo e no movimento operário internacional, a ideia de comunismo e a grande esperança trazida pela revolução russa de 1917 singrou, enquanto utopia e enquanto praxis política, entre acesas querelas e infindas polémicas, semeando dissensões, guerras verbais, sectarismos profundos e irreconciliáveis diferenciações. Diferentes modelos societais, concepções organizativas, culturas políticas desenvolveram-se como ramos distintos de uma árvore de um tronco comum, autonomizando-se e cristalizando.

Na história global do comunismo é de comunismos a que com propriedade nos reportamos. Na turbulência do mundo contemporâneo, na vertigem dos grandes acontecimentos e dos grandes processos sociais e políticos, trotskistas, luxemburguistas, estalinistas e neo-estalinistas, maoístas, leninistas de diferentes matizes, marxistas revolucionários enfrentaram-se desde meados do seculo XIX, disputando hegemonias e configurando, em escalas diferentes e de modo formal ou informal, redes internacionais de acção política.

O Colóquio pretende constituir um espaço de apresentação de trabalhos e debate, a partir de diferentes experiências históricas, de diferentes quadros conjunturais e em âmbitos tendencialmente globalizantes.

>> Programa (PDF) <<

As propostas de comunicação devem incluir:

Título;
Nome e filiação do autor;
Resumo (max. 500 palavras);
Palavras-chave: 3 a 5 palavras-chave;
CV resumido do autor (max. 250 palavras)

Línguas: português, francês, espanhol e inglês
E-mail: comunismosdissidencias@gmail.com

📎  Chamada para comunicações (PDF)