setembro, 2019

30set4:00 pm6:00 pmDe 'Casa-grande & Senzala' a 'Maîtres et Esclaves' e 'The Masters and the Slaves'Conferência4:00 pm - 6:00 pm NOVA FCSH, sala a anunciar, Avenida de Berna, 26 — 1069-061 LisboaTipologia do Evento:Conferência

Assinatura de Gilberto Freyre

Conferência organizada pelo grupo de investigação Cultura, Identidades e Poder. Com Giselle Venancio.

De Casa-grande & Senzala a Maîtres et Esclaves e The Masters and the Slaves:
Gilberto Freyre na França e nos Estados Unidos do pós-guerra

Giselle Venancio (Universidade Federal Fluminense)

Esta comunicação visa analisar as traduções do livro Casa-grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal, obra de autoria do intelectual brasileiro Gilberto Freyre (1900-1987), e seu acolhimento pela crítica nos diversos países alcançados. Busca-se compreender as várias edições traduzidas nos territórios europeus, norte-americano e latino-americano, como parte de um sistema internacional de circulação de ideias e buscando-se compreendê-las no interior de uma geopolítica da cultura, fortemente hierarquizada e desigual.

Sobre a oradora:
Giselle Venancio é professora do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. É bolseira de produtividade do CNPq (desde 2014) e Cientista do Nosso Estado/FAPERJ (desde 2016) e investigadora do Projeto Capes/PrInt “Desigualdades globais e sociais em perspectiva temporal e espacial (2018-2022)”. A sua pesquisa concentra-se na área de historiografia e nos temas da produção e circulação de impressos, colecções, livros, leituras e escritas de viagem. Foi professora/académica visitante na École des Hautes Études en Sciences Sociales (como Directeur d’Études Associé) e na Universidade de Évora (com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian). Realizou estágio de doutoramento na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales, sob a direção de Roger Chartier. Possui uma produção científica publicada extensa, incluindo vários livros.

ENTRADA LIVRE

Organização: Nuno Medeiros e Emanuel Cameira (IHC — NOVA FCSH)

Imagem: Assinatura de Gilberto Freyre

(Segunda-feira) 4:00 pm - 6:00 pm