Xurxo Ayán participa em projecto em Guadalajara

Abr 5, 2022 | Notícias

Teve início ontem, 4 de Abril, o novo projecto Arqueología del campo de concentración de Casa del Guarda (Jadraque, Guadalajara), em Espanha, que conta com a participação do arqueólogo do IHC Xurxo Ayán.

Fotografia de um grafito com a data Novembro 1938 encontrado nas ruínas do aquartelamento franquista.

Grafito com a data Novembro 1938 (Crédito: A. González-Ruibal).

A Casa del Guarda de Jadraque funcionou como campo de concentração, de trabalhos forçados e como base militar franquista. Os aquartelamentos franquistas terão sido construídos em Novembro de 1938, como demonstram os grafitos encontrados nas suas paredes. A Casa, propriamente dita, servia como posto de comando, mas à sua volta foram sendo acumulados prisioneiros de guerra republicanos, agora transformados em trabalhadores forçados usados para a construção de trincheiras, fortificações e dos aquartelamentos franquistas. Já os republicanos, calculados em milhares, dormiam em barracões colectivos.

Toda a área será agora fruto de uma escavação arqueológica, complementada com o estudo da paisagem histórica, recolha de fontes (orais e de arquivo) e de bibliografia. Com um enquadramento de “arqueologia social”, a escavação será uma ferramenta para tornar o aquele passado visível, aportando-lhe proximidade e tangibilidade. O projecto, com a duração prevista de quatro meses, é coordenado por Alfredo González-Ruibal (Instituto de Ciencias del Patrimonio — CSIC) e Luis Antonio Ruiz Casero (Universidad Complutense de Madrid).

 

Imagem: Tijolo da empresa de Valladolid E. Silio usado no local (Crédito: Luis Antonio Ruiz Casero)

Outras notícias

CONTACTS

Institute of Contemporary History
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
 Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

WORKING HOURS

Monday to Friday
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

SEARCH

X