Victor Pereira recebe Prémio Aristides de Sousa Mendes

Dez 8, 2022 | Destaque, Notícias

Victor Pereira foi um dos premiados com o Prémio Aristides de Sousa Mendes 2022, pelo seu texto “Derrubar o muro da indiferença e do preconceito: os diplomatas portugueses em França e o salvamento dos judeus portugueses”. O texto realça o papel de vários diplomatas portugueses em França (que não Aristides de Sousa Mendes) que conseguiram convencer Salazar a aceitar o repatriamento de perto de 200 judeus que reivindicavam a nacionalidade portuguesa.

O Prémio Aristides Sousa Mendes foi instituído pela Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses (ASDP) e destina-se a “incentivar o aparecimento de obras e estudos no domínio da Diplomacia, da História Diplomática Portuguesa e da Política Externa Portuguesa, procurando distinguir o melhor trabalho de investigação apresentado sobre um tema histórico ou de atualidade internacional relevante nestas áreas”.

Além de um valor pecuniário, a dividir pelos dois trabalhos premiados*, os textos vencedores serão publicados numa edição especial da Revista Negócios Estrangeiros, editada pela ASDP em conjunto com o Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros. A entrega do Prémio será feita numa cerimónia presencial, em data a anunciar.

 

*Foram também premiados, em ex aequo com o historiador do IHC, Zélia Pereira e Rui Feijó, com o texto “Descolonizar não é abandonar, mas também não é ficar: A turbulenta descolonização do Timor Português (1974-1975)”.

 

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

X