Prémio Amílcar Cabral 2021

IHC, Oportunidades, Prémios

Prazo de candidatura: 1 de Outubro de 2021

Instituição:
Instituto de História Contemporânea & Padrão dos Descobrimentos — EGEAC

 

REGULAMENTO

 

  1. O Prémio Amílcar Cabral (doravante Prémio) dirige-se a investigadores/as de qualquer nacionalidade, recém-doutorados em universidades nacionais ou estrangeiras.
  2. O Prémio será atribuído anualmente, podendo o Júri deliberar não atribuir o Prémio a nenhuma pessoa concorrente, caso os trabalhos a concurso não o justifiquem.
  3. O Prémio destina-se a galardoar um artigo de investigação histórica, que poderá incidir sobre qualquer temática e problemática relativa à história das resistências anti-coloniais e dos impérios coloniais. O artigo poderá incidir sobre qualquer contexto geográfico mundial e sobre qualquer período histórico, da actualidade ao século XV.
  4. Os artigos submetidos devem ser de autoria individual do respectivo candidato/a, publicados ou aceites para publicação em revista académica (obrigatoriamente indexada na base de dados Scopus ou na base de dados Web of Science) com revisão por pares, em língua portuguesa ou língua inglesa.
  5. Os/as concorrentes deverão ter concluído o respetivo doutoramento nos três anos civis anteriores à data de encerramento da edição do concurso.
  6. Na primeira edição do Prémio, apenas poderão concorrer pessoas que tenham concluído o respectivo doutoramento após 30 de Setembro de 2018, podendo as candidaturas ser submetidas até 1 de Outubro de 2021. Os resultados do Prémio serão anunciados e comunicados até 31 de Dezembro de 2021.
  7. A candidatura deve ser feita sob a forma de um requerimento dirigido à Presidente do Júri, incluindo 1) uma declaração em como será acatada a deliberação do Júri sobre a atribuição do prémio, 2) os respectivos elementos de identificação, 3) uma cópia do diploma de doutoramento (ou documento equivalente) e 4) o artigo a ser apreciado (se for caso disso, um comprovativo de que o mesmo se encontra aceite para publicação).
  8. As candidaturas deverão ser remetidas para o endereço de email ihc.concursos@fcsh.unl.pt.
  9. O prémio cobre os custos de viagem e estadia de um mês em Lisboa, bem como as respectivas ajudas de custo (até ao valor máximo de € 4.000 — quatro mil euros).
  10. Por referência à primeira edição do Prémio, a estadia em Lisboa decorrerá durante o ano de 2022, em data e em moldes a combinar entre as partes. Nesse período, a pessoa premiada desenvolverá actividades científicas e culturais em equipamentos da NOVA FCSH e da EGEAC, nomeadamente no Padrão dos Descobrimentos
  11. Na primeira edição do Prémio, o Júri é composto por:
    Manuela Ribeiro Sanches (IHC — NOVA FCSH) — Presidente;
    António Tomás (Universidade de Joanesburgo) — Vogal;
    Francisco Bethencourt (King’s College London) — Vogal;
    Aurora Alexandrina Vieira Almada e Santos (IHC — NOVA FCSH) — Suplente.
  12. A deliberação do Júri será tomada por maioria, excluindo-se sempre a posição de abstenção.
  13. É excluída a possibilidade de atribuição ex aequo do Prémio.
  14. A deliberação do Júri é definitiva, não existindo possibilidade de recurso.

 

Pode descarregar o Regulamento do Prémio AQUI (📎 PDF).

 

Outras Oportunidades

Filter Categories
Todas
IHC
Prémios
Outras Instituições

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

X