novembro , 2022

04novTodo o dia05VI Congresso de História LocalConceitos, Práticas e Desafios na Contemporaneidade(Todo o dia) Campo Mártires da Pátria — 6000-097 Castelo BrancoTipologia do Evento:Congresso,Open calls

Detalhe do cartaz do VI Congresso de História Local. Fotografia antiga da cidade de Castelo Branco.

Ver mais

Detalhes do Evento

Sexta edição do congresso que tem como objectivo a valorização da importância da história local na historiografia contemporânea. Chamada aberta até 15 de Julho 30 de Julho.

 

VI Congresso de História Local:
Conceitos, Práticas e Desafios na Contemporaneidade

 

 

A história local, desde meados do século XIX, tem despertado o interesse de historiadores, investigadores e estudiosos que se dedicam a estudar o passado de determinada região ou comunidade, a conhecer as dinâmicas específicas e a redescobrir a interação dessas com o devir colectivo em contextos nacional, transnacional e globais. A nível científico, esse empenhamento consubstanciou-se na multiplicação de monografias, de artigos, de dissertações de mestrado e teses de doutoramento inscritos em temáticas relacionadas com a história local, indutores de conhecimento científico inovador e de uma nova vaga de historiadores interessados em recuperar a memória de contextos geográficos circunscritos.

O VI Congresso de História Local aspira acompanhar e estimular a renovação historiográfica em curso; assim, dá continuidade às dinâmicas iniciadas em 2017, proporcionando um espaço de divulgação, de partilha e de problematização para todos quantos se dedicam a este ramo da historiografia, em diálogo permanente entre a investigação histórica local e a historiografia nacional e internacional. Tal como nas edições anteriores, o encontro pretender continuar a ser um contexto privilegiado para a reflexão sobre o conceito, as metodologias e as práticas da história local; por extensão, constitui-se como uma oportunidade para troca de experiências. Do mesmo modo, os princípios subjacentes à organização do congresso fomentam a intervenção de estudantes de último ano de licenciatura e de primeiro de mestrado com o intuito de obterem as primeiras experiências no meio académico.

 

>> 📎 Chamada para comunicações (PDF) <<

 

 


 

Chamada para comunicações

 

Convidam-se os interessados a apresentarem propostas de comunicação no amplo domínio da história local, subordinadas à evolução analítica de comunidades e caracterizadas pelas especificidades das abordagens metodológicas e epistemológicas diferenciadas suscitadas pela História Local. As propostas de comunicação sobre a História Local na contemporaneidade podem ser concebidas em torno dos seguintes eixos temáticos, sem exclusão de outros tópicos:

  • Reflexões sobre a teoria e metodologias da História Local;
  • A importância da História Local no ensino secundário e superior;
  • Temas e trabalhos subordinados à história de uma região (séculos XVIII-XX);
  • História, Comunidade(s), Elite(s) e Personalidades;
  • Dinâmicas Laborais e Conflituosidade Social;
  • Municípios e Poder Local;
  • Instituições e Associações locais;
  • Efeitos das epidemias à escala local;
  • Organização, resistência e violência política na história local;
  • As guerras no espaço regional e local: mudanças e permanências;
  • Centenário da Travessia do Atlântico Sul;
  • Bicentenário da Constituição Vintista;
  • Bicentenário da Independência do Brasil.

O encontro de 2022 será acolhido pela Câmara Municipal de Castelo Branco. Tendo como base os programas dos eventos anteriores, esta edição caracterizar-se-á por um painel exclusivamente dedicado à História deste distrito. Nesse sentido, convidam-se os historiadores, professores, investigadores e demais estudiosos da região a submeterem comunicações em torno de Castelo Branco.

Envio de propostas

As propostas não deverão exceder os 3500 caracteres e contemplar o título do trabalho e uma biografia resumida do autor (máximo 750 caracteres). As comunicações aceites resultarão em apresentações de 15 minutos. Línguas de trabalho: Português e Inglês (não haverá interpretação simultânea). O painel júnior é exclusivo para alunos de último ano de licenciatura e primeiro ano de mestrado; neste caso, a apresentação das propostas de comunicação deverá observar o procedimento supramencionado, mas serão avaliadas separadamente.

Todas as propostas deverão ser submetidas através do formulário disponível 🔗neste link.

 

Calendarização

Submissão de propostas: 15 de Julho de 2022 30 de Julho de 2022
Notificação de aceitação de propostas: 2 de Setembro de 2022
Divulgação do programa: 30 de Setembro de 2022
Prazo para inscrições: 21 de Outubro de 2022

 

Cartaz do VI Congresso de História Local. 4 e 5 de Novembro de 2022, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco

 

Tempo

novembro 4 (Sexta-feira) - 5 (Sábado)

Localização

Biblioteca Municipal de Castelo Branco

Campo Mártires da Pátria — 6000-097 Castelo Branco

Organizador

Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH, Centro de Ecologia Funcional — Universidade de Coimbra e Câmara Municipal de Castelo Branco

X