fevereiro, 2020

20fev(fev 20)6:00 pm30abr(abr 30)5:00 pmDas Trincheiras ao HospitalExposição6:00 pm - (abril 30) 5:00 pm Casa de Saúde do Telhal, Estrada do Telhal, 55 — 2725-588 Mem MartinsTipologia do Evento:Exposição

Ver mais

Detalhes do Evento

O regresso da exposição temporária sobre o impacto da Grande Guerra nos cuidados de saúde em Portugal, incluindo sobre os ex-combatentes, agora visitável em Sintra.

 

Das Trincheiras ao Hospital:
Portugal, Saúde e Grande Guerra

 

A participação portuguesa na Grande Guerra teve consequências políticas, económicas e sociais que se sentiram nas décadas seguintes e que tiveram também um impacto na área da saúde. Através da mobilização de mais de 100 000 homens, a jovem República Portuguesa (1910) esperava obter o reconhecimento internacional e proteger as colónias africanas dos interesses britânicos e alemães.

Apesar de parecer contraditório, a Primeira Guerra Mundial despoletou um conjunto de avanços técnicos e científicos na saúde. Mas esta guerra total marcaria para sempre a vida de muitos homens, que regressaram com traumas físicos e psíquicos, e que rapidamente caíram no esquecimento.

Através de um conjunto de objectos, fotografias e vídeos, esta exposição relata este duplo impacto da Grande Guerra na saúde em Portugal.

 

Comissários: Helena da Silva e José Picas do Vale

 

ENTRADA LIVRE

 

 

Datas: 21 de Fevereiro a 30 de Abril de 2020
Horário: 9h-17h de Segunda a Domingo, mediante marcação prévia para o email museu@isjd.pt
Localização: Museu São João de Deus (Mem Martins, Sintra)

 

🔗 Página de Facebook

 

 

 

Cartaz da exposição "Das Trincheiras ao Hospital", edição 2020

Tempo

Fevereiro 20 (Quinta-feira) 6:00 pm - Abril 30 (Quinta-feira) 5:00 pm

Localização

Museu São João de Deus

Casa de Saúde do Telhal, Estrada do Telhal, 55 — 2725-588 Mem Martins

Organizador

Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Museu São João de Deus

X