maio, 2021

19mai6:00 pm7:30 pmSindicalismo e Relações Laborais — Sessão #4Curso livre6:00 pm - 7:30 pm Link a divulgar aos alunos e alunasTipologia do Evento:Curso

Ilustração com o texto

Curso online organizado pelo grupo de investigação em História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais, em parceria com o Observatório para as Condições de Vida e Trabalho e A Casa Laboral.

Sindicalismo e Relações Laborais

Este curso livre versa sobre a história do sindicalismo e das relações laborais em Portugal, do nascimento do movimento de trabalhadores à actualidade. Será centrado nas origens históricas do sindicalismo, nos momentos chave de mudanças no século XX, nos formas e métodos de organização e lutas sociais, nas relações sociais e conflitos do mundo do trabalho na actualidade.

Será online, a participação é livre a gratuita, mediante inscrição. Será coordenado por Raquel Varela (IHC — NOVA FCSH), com a participação de Paulo Marques Alves (ISCTE-IUL). É dirigidos a estudantes, investigadores, dirigentes sindicais, mas também ao público em geral.

Programa:

1. O surgimento do sindicalismo. Modelos sindicais históricos e modos de análise do sindicalismo – Paulo Marques Alves (7 de Abril)
  2. Recursos de poder, crise e revitalização do sindicalismo – Paulo Marques Alves (21 de Abril)
  3. História do sindicalismo em Portugal (I) – Dos primórdios à Revolução de Abril – Raquel Varela (5 de Maio)
  4. História do sindicalismo em Portugal (II) – O sindicalismo após a Revolução de Abril – Raquel Varela (19 de Maio)
  5. O sistema de relações laborais em Portugal – Paulo Marques Alves e Raquel Varela (2 de Junho)

Inscrições gratuitas: cursosindicalismo21@gmail.com

Imagem: (1976), “Jornada nacional em defesa das liberdades sindicais”. Autocolante do Sindicato Vidreiro da Marinha Grande. Fonte: Fundação Mário Soares / Alberto Pedroso.

(Quarta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm

Link a divulgar aos alunos e alunas

Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH, Observatório para as Condições de Vida e Trabalho e A Casa Laboral