janeiro, 2022

18jan2:00 pm4:30 pmAs revistas culturais Ibero-AmericanasCursos de Ano Novo NOVA FCSH2:00 pm - 4:30 pm Link a divulgar aos alunos e alunasTipologia do Evento:Curso

Detalhe do cartaz do curso

Curso integrado na edição 2022 dos Cursos de Ano Novo da NOVA FCSH, um espaço de análise sobre revistas culturais ibero-americanas enquanto objetos de interesse historiográfico. ONLINE

Docentes: Rita Luís e Cristiano Couto

Datas e Horários: 18 de Janeiro a 18 de Fevereiro |  terças e sextas-feiras, das 14h00 às 16h30

Duração: 25h

Modalidade: online

Objectivos:

O objetivo deste curso é proporcionar um espaço de discussão e análise sobre revistas culturais ibero-americanas enquanto objetos de interesse historiográfico. Será estudada a influência que tiveram na criação e condução de projetos político-culturais e a função mediadora que exerceram na construção de redes intelectuais nacionais, regionais e trasncontinentais. Para os fins deste curso, serão aproveitadas metodologias de diferentes disciplinas, incluindo história intelectual, estudos literários e culturais e sociologia da cultura, por forma a explorar uma abordagem que, além de inter e multidisciplinar, também pode ser caracterizada como histórico-analítica e comparativa.

Programa resumido:

As revistas literárias e culturais têm ocupado um lugar de destaque no campo cultural ibero-americano e a sua análise vem recebendo atenção cada vez maior entre os estudiosos dedicados à história cultural, política e intelectual, à sociologia da cultura e aos estudos culturais. Lugar por antonomásia da ação política e cultural dos intelectuais, as revistas comprovam que os movimentos de ideias não podem ser entendidos sem referência aos meios materiais e sociais que propiciam a sua produção e circulação. O tema das revistas é o seu presente. Observar esse presente mediante o estudos das revistas implica proceder a uma espécie de “imersão” em suas páginas com o fim de entender a sua inserção política, a sua função social e cultural, o seu projeto estético e, principalmente, a vitória ou o fracasso de suas apostas ideológicas na época em que circularam. As revistas são um espaço de intervenção pública de índole tradicionalmente coletiva e conformam uma rede de sociabilidades, feita de identidades e divergências. São o lugar de consagração de trajetórias individuais e também da manifestação de movimentos intelectuais e artísticos.

🔗 Mais informações e inscrições

Cartaz do curso "As revistas culturais Ibero-Americanas como objetos de investigação histórico-cultural" da edição 2022 dos Cursos de Ano Novo da NOVA FCSH

(Terça-feira) 2:00 pm - 4:30 pm

Link a divulgar aos alunos e alunas