novembro , 2025

12nov6:00 pm7:30 pmMulheres na Luta contra o Fascismo e o ColonialismoApresentação do livro6:00 pm - 7:30 pm Museu do Aljube, Rua Augusto Rosa, 42 — 1100-091 LisboaTipologia do Evento:Apresentação

Cartaz da apresentação do livro “Mulheres na luta contra o fascismo e o colonialismo”. 12 de Novembro de 2025, quarta-feira, às 18 horas, no Auditório do Museu do Aljube. Apresentação por Isabel Araújo Branco. Com a participação de Regina Marques (Dirigente do MDM), Olga Iglésias, Antonieta Rosa Gomes (investigadoras) e Isabel Van-Dunem (dirigente da OMA). Moderação de Raquel Ribeiro (investigadora). O cartaz inclui uma ilustração abstracta que representa mulheres com os braços nos ombros umas das outras (a mesma que é usada na capa do livro).

Ver mais

Detalhes do Evento

O livro editado por Regina Marques, Inocência Mata, Leonor Teixeira, Joana Dias Pereira e Raquel Ribeiro vai ser, desta feita, apresentado no Museu do Aljube por Isabel Araújo Branco.

 

Mulheres na Luta contra o Fascismo e o Colonialismo

 

No dia 12 de Novembro, o Museu do Aljube vai acolher a apresentação do livro “Mulheres na luta contra o fascismo e o colonialismo“, por Isabel Araújo Branco, Regina Marques (dirigente do MDM), Olga Iglésias, Antonieta Rosa Gomes (investigadoras) e Isabel Van-Dunem (dirigente da OMA), com moderação Raquel Ribeiro (investigadora).

Este livro, editado pela Colibri, é o resultado do Congresso Internacional com o mesmo nome que teve lugar na Torre do Tombo em Novembro de 2024 e da responsabilidade de três instituições (MDM, CEComp — FLUL e IHC — NOVA FCSH) para o qual contou com um financiamento do Instituto Camões.

“Nos 50 anos do 25 de Abril e das independências das colónias portuguesas em África, as discussões agora publicadas neste livro demonstram a convergência entre a resistência antifascista em Portugal e os movimentos anticoloniais e pela independência em África. A literatura, as cartas clandestinas, a organização comunitária e militante, mas também dados concretos sobre a realidade da vida e do quotidiano das mulheres, emergem como ferramentas da sua resistência, revelando como as mulheres não só combateram a violência da colonização e do fascismo, mas estão também a construir novas identidades políticas e culturais. Um projecto promissor de articulações na senda de Abril.”

 

 

Mais informações sobre o livro

 

Tempo

(Quarta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm

Localização

Museu do Aljube

Rua Augusto Rosa, 42 — 1100-091 Lisboa

Organizador

Várias instituições

X