outubro, 2018

14out4:00 pm6:00 pmMais e Melhor FrutaApresentação do livro4:00 pm - 6:00 pm Mosteiro de Alcobaça, Praça 25 de Abril - 2460-018 AlcobaçaTipologia do Evento:Apresentação

Convite para a apresentação do livro

O livro de Ignacio García-Pereda será apresentado por Alberto Guerreiro, António Maduro e João Vicente Saldanha, numa iniciativa integrada no Books & Movies – Festival Literário e de Cinema de Alcobaça.

“Mais e Melhor Fruta: Uma Fotobiografia de Joaquim Vieira Natividade (1899 – 1968)”

O objectivo principal desta obra é o de divulgar a vida e a obra do engenheiro português Joaquim Vieira Natividade, a propósito dos 50 anos da sua morte, que se cumprem em 2018. Além da publicação da sua foto-biografia, a obra estabelece a localização de um sítio na Internet de divulgação da sua vida e obra, aproveitando o trabalho da biografia e a parte do espólio que surja ao longo da investigação científica. A obra divulga finalmente o tratamento e digitalização de duas áreas pouco conhecidas do autor: a correspondência pessoal e a fotografia.

Sobre o autor:
Ignacio García-Pereda é licenciado em Engenharia Florestal pela Universidade Politécnica de Madrid, com pós-graduação em Política Florestal Internacional pela École Nationale du Génie Rural des Eaux et des Forêts de Montpellier, França. É doutorado em História Florestal Ibérica pela Universidade de Évora e investigador integrado no IHC – NOVA FCSH. Em 2007, criou o Laboratório de História e Política Florestal da Euronatura, cuja coordenação tem a seu cargo. Geriu a participação em diversos projectos europeus Grundtvig no âmbito do REDD e Illegal Logging, e escreveu várias monografias da Colecção de História e Política Florestal da Euronatura. Entre as mais de uma dezena de obras publicadas, é de destaque a biografia de Joaquim Vieira Natividade, em 2008, e o Dicionário Ilustrado da Cortiça, em 2016.

(Domingo) 4:00 pm - 6:00 pm

Mosteiro de Alcobaça