janeiro, 2022

17jan6:00 pm8:00 pmHistória da DescolonizaçãoCursos de Ano Novo NOVA FCSH6:00 pm - 8:00 pm Link a divulgar aos alunos e alunasTipologia do Evento:Curso

Detalhe do cartaz do curso

Curso integrado na edição 2022 dos Cursos de Ano Novo da NOVA FCSH, sobre a dissolução dos impérios coloniais europeus após a II Guerra Mundial. ONLINE

História da Descolonização

Docente: Aurora Almada e Santos

Datas e Horários: 17 de Janeiro a 11 de Fevereiro |  segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h00 às 20h00

Duração: 25h

Modalidade: online

Objectivos:

História da Descolonização é um curso que examina a dissolução dos impérios coloniais europeus após a II Guerra Mundial. O curso pretende analisar a complexidade do processo de descolonização e salientar as múltiplas dinâmicas entre as metrópoles, os territórios coloniais e a arena internacional. O objetivo será focar-se nas descolonizações britânica, francesa, belga, holandesa, espanhola e portuguesa, estabelecendo uma análise comparativa.

Programa resumido:

História da Descolonização será dividida em oito sessões, que apresentarão em simultâneo uma abordagem cronológica e geográfica. A primeira sessão será dedicada à problematização do conceito de descolonização. A segunda sessão abarcará a análise da ascensão do imperialismo europeu em finais do século XIX e inícios do século XX. Em seguida, será discutido o período entre guerras, com destaque para os mecanismos criados após a I Guerra Mundial para a supervisão das colónias das potências derrotadas no conflito (a Alemanha e o Império Otomano), bem como as situações em que alguns territórios, como o Iraque, alcançaram a independência. Na quarta sessão serão discutidas as diversas teorias desenvolvidas pela historiografia para explicar o processo de descolonização após a II Guerra Mundial. As restantes quatro sessões serão dedicadas ao estudo da descolonização na Ásia, Médio Oriente e Mediterrâneo, África Subsariana, bem como a África Austral, dando-se destaque ao papel dos atores não estatais e das organizações não governamentais na promoção do direito à autodeterminação dos povos colonizados..

🔗 Mais informações e inscrições

Cartaz do curso "História da Descolonização" da edição 2022 dos Cursos de Ano Novo da NOVA FCSH

(Segunda-feira) 6:00 pm - 8:00 pm

Link a divulgar aos alunos e alunas