outubro, 2021

22out6:00 pm7:30 pmFrederico e a Planta MaravilhosaApresentação do livro6:00 pm - 7:30 pm Jardim Botânico de Lisboa, Rua da Escola Politécnica, 56-58 — 1250-102 LisboaTipologia do Evento:Apresentação

Convite para o lançamento do livro

O livro com textos da autoria de Sara Albuquerque e ilustrações de Ricardo Roque será apresentado pelos autores no Jardim Botânico de Lisboa.

Frederico e a Planta Maravilhosa

Esta é a história de Frederico e do seu encontro com uma planta especial que vive no deserto africano.
Friedrich [Frederico] Welwitsch (1806-1872) foi um botânico e médico austríaco que encontrou a planta Welwitschia, que na altura não se chamava Welwitschia, a 3 de setembro de 1859, no Deserto do Namibe, em Angola.
Esta história nasce da imaginação de um encontro que aconteceu de verdade. A autora deste texto é uma historiadora da ciência. Durante vários anos, estudou desenhos, aguarelas, diários e escritos antigos deste botânico e encontrou coisas fantásticas. Descobriu que as notas do diário de Friedrich, no dia em que encontrou Welwitschia, ainda existem! Estão guardadas num arquivo no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa (MUHNAC, UL). Percebe–se que nesse momento Friedrich ficou muito entusiasmado. A sua escrita é quase indecifrável. Percebe-se que escreveu “orelha d’elefante” e Tumboa. Percebe-se também que, para Friedrich, foi um encontro com uma planta maravilhosa.

.

Mais informação sobre o livro

(Sexta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm

Jardim Botânico de Lisboa