janeiro, 2020

08jan5:00 pm9:00 pmFilmes e Fashion TheoryCurso de Ano Novo5:00 pm - 9:00 pm NOVA FCSH, sala a anunciar, Avenida de Berna, 26 — 1069-061 LisboaTipologia do Evento:Curso

Curso de Ano Novo na NOVA FCSH, onde se pretende explorar as diferentes orientações metodológicas da fashion theory que contribuem para uma maior inclusão do vestuário nos estudos fílmicos.

Filmes e Fashion Theory

Docente responsável: Rui Lopes

Docentes: Caterina Cucinotta e Giulia Bonali

Horário: 6 a 11 de Janeiro | Segunda a Sábado, das 17h00 às 21h00; Quinta, das 17h00 às 22h00

Objectivos:

Tradicionalmente, a análise do vestuário nos estudos fílmicos tem sido orientada pela noção da moda como um mundo separado. No entanto, o vestuário é um objeto do qual não se pode prescindir para uma completa análise fílmica da obra cinematográfica. Ao longo deste curso, pretendemos explorar as diferentes orientações metodológicas da fashion theory que contribuem para uma inclusão maior do vestuário nos estudos fílmicos. Mais concretamente através do percurso histórico da fashion theory, iremos aplicar esta metodologia a vários filmes e correntes cinematográficas, focando-nos na interação entre Cinema e Moda como uma contribuição para uma análise das materialidades do filme. “It is time to propose a different ‘model’ for the theorization of fashion, one that is able to account for the way fashion works as a fabric of the visual in a larger field of spatiovisual fabrications.” (G. Bruno, 2014: 40).

Programa:

Em 1996, a historiadora Pam Cook (1996: 41) afirma que “o design de vestuário é uma das áreas menos investigadas da história do cinema.” Assim, esta historiadora destaca o escasso interesse que, até àquele momento, se vinha dando ao estudo do vestuário e do figurino no cinema. Porém, com o passar do tempo houve várias exceções. Lembramos, entre outras: Undressing Cinema de Stella Bruzzi (1997); Fashion and Celebrity Culture Church de Pamela Gibson (2012); e os trabalhos da professora Deborah Landis: A Century of Hollywood Costume Design (2007), Film Craft: Costume Design (2012), e Hollywood Sketchbook: A Century of Costume Illustration (2012). O que estes textos e outros têm em comum é a convicção de que o vestuário cinematográfico é um sério objeto de estudo teórico e que os estudos sobre moda e traje resultam como um percurso legítimo dentro dos estudos fílmicos e dos media.

O módulo está organizado em três partes:

1. Familiarização com a bibliografia existente sobre figurino cinematográfico, suas conexões com a fashion theory e introdução às teorias escolhidas e aplicadas durante o curso:

Numa ordem cronológica, vários autores e textos vão ser analisados para uma compreensão das teorias e metodologias que aproximaram o cinema e a moda. De: Georg Simmel, “A moda”, 1895; Walter Benjamin e o conceito de “Tigersprung”: moda e modernidade; Bogatyrev e o uso funcional do traje;

No âmbito da semiótica vários autores e conceitos terão destaque, entre os quais: Roland Barthes e a moda através dos seus dispositivos; Paolo Fabbri e Omar Calabrese – o luxo; Fabbri e Lozano – camuflagem; Lipovetsky e a moda na sociedade moderna; Yuri Lotman e o conceito de semiosfera. Patrizia Calefato, “o corpo revestido” e a metodologia em três níveis; António Reis e a inovação da Estética dos materiais; Giuliana Bruno e a analise das materialidades do cinema.

2. Compreensão e utilização das metodologias empregues na análise de filmes:

De vários momentos da história do cinema mundial, serão escolhidos filmes para visionamento (excertos ou totalidade) onde será possível uma aproximação às metodologias da fashion theory. Entre outros que poderão surgir ao longo das aulas, serão mostrados: “La terra trema”, de Luchino Visconti, em comparação com “Ala arriba!”, de José Leitão de Barros; “Acto da primavera” de Manoel De Oliveira em comparação com “Il Vangelo secondo Matteo” de Pier Paolo Pasolini; “Trás-os-Montes” e “Ana” de António Reis e Margarida Cordeiro; Excertos de Alfred Hitchcock, Stanley Kubrick, David Lynch Excertos de Won Kar Wai através das análises de Giuliana Bruno Accattone – Pasolini Cléo from 5 to 7 – Agnès Varda

3. Exposição de análises de filmes, por parte dos participantes:

Ao longo do primeiro e do segundo modulo os participantes serão convidados a dar sugestões sobre filmes, sequências importantes do ponto de vista do cruzamento entre o cinema e o vestuário que poderão ser visionadas em conjunto. Entre os títulos escolhidos para visionamento em aula ou através de sugestões individuais dos participantes, os docentes irão fornecer material didático numa tentativa de criar um pensamento critico sobre a temática. Tendo como referência principal os autores citados na primeira parte do curso, poderão ser analisados excertos de filmes onde o vestuário se apresente como peça determinante para a compreensão geral da obra, do desenvolvimento do enredo e do aprofundamento da caracterização das personagens.

Mais informações e inscrições

Imagem: Instantâneo de “La terra trema”, de Luchino Visconti.

Cartaz do curso "Filmes e Fashion Theory"

(Quarta-feira) 5:00 pm - 9:00 pm

NOVA FCSH, sala a anunciar