julho, 2020

Isto é um Evento repetido

06jul2:00 pm7:00 pmAs Grandes Figuras da Construção EuropeiaEscola de Verão NOVA FCSH2:00 pm - 7:00 pm Link a divulgar aos alunos e alunasTipologia do Evento:Curso

Detalhe do cartaz do curso

Curso integrado na edição 2020 da Escola de Verão da NOVA FCSH, com o objectivo de melhor compreender a evolução da ideia de Europa ao longo do século XX. ONLINE

As Grandes Figuras da Construção Europeia

Docentes: Isabel Lousada (CICS.NOVA) e Isabel Baltazar (IHC)

Datas e Horários: 6 a 10 de Julho | das 14h00 às 19h00

Duração: 25h

Modalidade: online

Objectivos:

O curso As grandes Figuras da Construção Europeia tem como principais objetivos compreender a evolução da ideia de Europa ao longo do século XX, sobretudo durante a primeira metade de século, para dar visibilidade aos principais protagonistas na reflexão sobre a Europa e o seu futuro. Nesta investigação será mostrado que a construção europeia muito deve a vultos que fizeram a sua História,e, que para além de um olhar sobre a situação europeia do seu tempo, apresentaram, ainda, a sua posição sobre os acontecimentos, expressa quer na esfera privada quer na espera pública. O seu protagonismo revelar-se-ia surpreendente pela participação em organizações internacionais, nomeadamente na SDN e no Congresso da Haia.

Programa resumido:

1. Os precursores do período entre-guerras;
  2. Uma pioneira na defesa da unidade da Europa: Louise Weiss, a “europeia”;
  3. Os visionários da Europa;
  4. Os Federalistas;
  5. Um olhar sobre a Europa a partir de Portugal – um europeísmo feminino?
  6. As Mulheres e a Construção Europeia;
  7. Reflexão Final: a herança dos fundadores da Europa para o futuro da Europa.

Curso creditado pelo CCPFC para professores do Ensino Básico e Secundário.

🔗 Mais informações e inscrições

Cartaz do curso "As Grandes Figuras da Construção Europeia" da Escola de Verão da NOVA FCSH 2020

Imagem do cartaz: Christian Lambiotte, “Assinatura dos Tratados de Adesão de Espanha e Portugal à Comunidade Económica Europeia”, 12 de Junho de 1985. Referência: P-002612/04-31A. © Comunidades Europeias, 1985. Fonte: Serviços Audiovisuais da Comissão Europeia.

(Segunda-feira) 2:00 pm - 7:00 pm

Link a divulgar aos alunos e alunas