fevereiro, 2023

24fev10:00 am1:00 pmClasses Sociais no Portugal ContemporâneoSeminário10:00 am - 1:00 pm NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Auditório 224, Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 LisboaTipologia do Evento:Seminário

Detalhe do cartaz do seminário

Seminário que pretende debater a relevância do conceito de classe nas ciências sociais contemporâneas e mapear o estado da arte.

Classes Sociais no Portugal Contemporâneo: um debate multidisciplinar

Ao longo das últimas décadas o conceito de “classe social” tem sido objecto de clarificações, polémicas, apropriações e rejeições várias. Este seminário, de orientação vincadamente multidisciplinar, pretende debater a relevância do conceito de “classe” nas ciências sociais contemporâneas e mapear o estado da arte nos estudos sobre classes sociais na história, na sociologia e na antropologia portuguesas. Assim, este encontro representa um ponto de partida para pensar os processos de transformação histórica a partir das relações de classe e, em paralelo, discutir as principais orientações teóricas e metodológicas da análise de classes – temas, terrenos, metodologias – e explorar novas hipóteses de trabalho e linhas de pesquisa no campo da produção das desigualdades e hierarquias sociais.

Oradores:

Emília Margarida Marques (CRIA — Iscte-IUL)
Antropologia e relações de classe: experiência etnográfica, conceitos e perspetivas

Joana Dias Pereira (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
As coletividades são as escolas do povo: identidades sociais no movimento associativo

Vasco Ramos (ICS — Universidade de Lisboa)
O espaço social português contemporâneo: um esboço sociológico

Seminário organizado pelo grupo de investigação Economia e Sociedade do IHC, com coordenação de Inês Brasão, João Santos e Rahul Kumar.

Cartaz do seminário "Classes Sociais no Portugal Contemporâneo: um debate multidisciplinar”. 24 de Fevereiro de 2023, entre as 10 e as 13 horas, no auditório 224 do Colégio Almada Negreiros. Com Joana Dias Pereira, Emília Margarida Marques e Vasco Ramos. Organização do grupo de investigação em Economia e Sociedade do Instituto de História Contemporânea.

(Sexta-feira) 10:00 am - 1:00 pm

NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Auditório 224