novembro , 2023

15nov(nov 15)8:30 am17(nov 17)8:00 pmCiência, Tecnologia e Ambiente na História7º ENHCT8:30 am - 8:00 pm (17) Universidade de Évora, Colégio do Espírito Santo, Rua do Cardeal Rei, 6 — 7000-645 ÉvoraTipologia do Evento:Encontro

Detalhe do cartaz da chamada para comunicações do sétimo Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia.

Encontro que propõe uma reflexão colectiva sobre o tema da crise, a partir da história das ciências e da tecnologia.

Ciência, Tecnologia e Ambiente na História: Um Mundo em Crise
7.º Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia

O 7º Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia (ENHCT) é organizado pelo Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH e Universidade de Évora) e decorrerá entre os dias 15 e 17 de Novembro de 2023, no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora.

Procurando retomar um calendário regular destes encontros bianuais iniciados em 2009, a presente edição propõe uma reflexão colectiva sobre o tema da crise. A partir da história das ciências e da tecnologia, queremos olhar para o modo como conflitos ambientais, económicos, políticos, sociais e de saúde pública se sucederam e sobrepuseram ao longo do tempo. Sob o tema “Ciência, Tecnologia e Ambiente na história: um mundo em crise”, convidamos investigadoras e investigadores nacionais e internacionais a enviar propostas que explorem a variação espacial e cronológica de momentos de crise e normalidade e que abordem o papel do conhecimento e da tecnologia na emergência e/ou na resolução de crises.

Palestrantes convidados:

Lorelai Kury (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e UERJ)
André Tavares (CEAU-FAUP)

>> 📎 Programa do encontro (PDF) <<

>> 📎 Livro de Resumos do encontro (PDF) <<

>> 🔗 Inscrições (incluindo no jantar do congresso)

Chamada para comunicações

O IHC tem o enorme prazer de laçar a chamada de submissões para o 7º ENHCT. Privilegiando trabalhos que abordem a temática do 7º ENHCT, aguardamos propostas sob forma de comunicações individuais ou sessões temáticas (com um mínimo de 3 comunicações). Todos os trabalhos serão avaliados por uma comissão científica e os resumos dos trabalhos aceites para comunicação serão compilados e disponibilizados em formato digital.

Prazo limite para o envio dos resumos é 30 de Abril 15 de Maio de 2023.

A submissão de resumos é feita 🔗neste link.

Email de contacto: 7enhct@gmail.com

>> Website oficial do 7º ENHCT <<

Comissão Organizadora (IHC — NOVA FCSH e Universidade de Évora / IN2PAST)

Sara Albuquerque, Quintino Lopes, Elisabete Pereira, Ana Cristina Martins, Ana Carvalho, Marta Macedo, Cristina Marques, José Caetano, Inês Gomes, José Pedro Sousa Dias

Comissão Científica

Comissão Executiva

Diana Barbosa – IHC — NOVA FCSH / IN2PAST
Paula Gentil Santos – Universidade de Évora

Segundo cartaz da chamada para comunicações do sétimo Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia, com o tema “Ciência, Tecnologia e Ambiente na História: Um Mundo em Crise”. 15 a 17 de Novembro, no Colégio do Espírito Santo, Universidade de Évora. Submissão de propostas até 15 de Maio. Inclui o texto: “Convidamos propostas que explorem a variação espacial e cronológica de momentos de crise e normalidade e abordem o papel do conhecimento e da tecnologia na emergência e/ou na resolução de crises. Poderão ser submetidas propostas sob forma de comunicações individuais ou sessões temáticas (mínimo de três comunicações). Serão privilegiadas as propostas que abordem a temática do Encontro”.

A imagem usada no cartaz representa as Grandes Inundações do Natal de 1717 e é proveniente de: Adelsheim, Philomon, Neuer und Verbesserter Kriegs-(,) Mord- und Tod-(,) Jammer- und Noth-Calender. Nürnberg, 1719.

15 (Quarta-feira) 8:30 am - 17 (Sexta-feira) 8:00 pm

Universidade de Évora, Colégio do Espírito Santo

Rua do Cardeal Rei, 6 — 7000-645 Évora

Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e Universidade de Évora