setembro, 2023

04set3:00 pm6:00 pmArqueologia do Estado NovoEscola de Verão NOVA FCSH3:00 pm - 6:00 pm Link a divulgar aos alunos e alunasTipologia do Evento:Curso

Detalhe do cartaz com os cursos do IHC incluídos na Escola de Verão da FCSH em 2023. Cabeçalho ilustrativo, com uma foto de pessoas nas escadas da FCSH.

Curso integrado na edição 2023 da Escola de Verão da NOVA FCSH, com o objectivo de partilhar a investigação sobre o legado material do Estado Novo com o público.

Arqueologia do Estado Novo

Docente: Xurxo Ayán Vila

Datas e Horários: 4 a 8 de Setembro | das 15h00 às 18h00

Duração: 15h

Modalidade: presencial e online

Objectivos:

1. Socializar os resultados do primeiro projeto de Arqueologia do Passado Contemporâneo realizado em Portugal (Arqueologia do Estado Novo), apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (CEECIND/04218/2017).
  2. Partilhar uma investigação pioneira e original com o público sobre o legado material do Estado Novo, numa altura em que há um debate público sobre a memória e o património vinculado à ditadura.
  3. Divulgar, além da Academia, as materialidades geradas pelo projeto ideológico totalitário do Estado Novo mais também aquelas criadas pela resistência ao fascismo.
  4. Mostrar aos cidadãos como o espaço rural e urbano do país ainda é marcado pelos projetos de engenharia social e os usos públicos da memória promovidos pela ditadura.

Programa resumido:

1. Lição 1 “A Arqueologia do Passado Recente. Uma introdução”.
  2. Lição 2 “Onde há poder há resistência: arqueologia da guerra do Cambedo (1949)”
  3. Lição 3 “Vigiar e punir: prisões, campos de concentração e campos de refugiados”.
  4. Lição 4 “A morada do homen novo: materialidades da colonização agrária do salazarismo.
  5. Lição 5 “Arqueologia da guerra civil espanhola: rastos materiais de Portugal no conflito bélico”.
  6. Lição 6 “O que fazer com o legado material do Estado Novo? A controvérsia do Museo Salazar”

🔗 Mais informações e inscrições

Cartaz com os cursos do IHC incluídos na Escola de Verão da FCSH em 2023. São cursos online. Curso 1: 3 a 21 de Julho de 2023, Metodologia da História Oral: Como construir um projecto de memória audiovisual, com Raquel Paulo Rato. Curso 2: 1 a 22 de Julho, Botânica e Arte, com Luís Mendonça de Carvalho. Curso 3: 4 a 8 de Setembro, Arqueologia do Estado Novo, com Xurxo Ayán Vila. Mais informação em bit.ly/3m9QE56

(Segunda-feira) 3:00 pm - 6:00 pm