march, 2021

03mar6:00 pm8:00 pmPortugal, uma Retrospectiva — Session #206:00 pm - 8:00 pm Event Type :Course

Banner do curso livre

more

Event Details

Online course about the history of Portugal, organised by the IHC, the newspaper Público, and the publishing house Tinta da China, with the scientific coordination of Rui Tavares.

 

Portugal, uma Retrospectiva #20: 1290, O Nascimento da Universidade de Lisboa-Coimbra

 

Vigésima aula do curso, dedicada ao ano de 1290, que será conduzida por Giulia Rossi Vairo e Mário Farelo (IEM — NOVA FCSH).

Na segunda das nossas polifonias medievais, um colectivo de historiadores dedica-se a um ano de consolidação na história da Primeira Dinastia: Mário Farelo traçou-nos um quadro da vida na cidade de Lisboa, em particular na sua relação com a Universidade que viria a ser de Lisboa, primeiro, e de Coimbra, depois; Joana Ramôa Melo apresentou-nos à invulgar figura política da rainha Dona Beatriz; e finalmente, Giulia Rossi Vairo estudou a posteridade de Dom Dinis e da “Rainha Santa” Dona Isabel a partir da tentativa de estabelecimento de um Panteão Real em Odivelas.

 

Sobre o curso:

O curso é constituído por 25 aulas, de periodicidade semanal e via a plataforma Zoom, que têm como base cada um dos volumes da colecção homónima (Portugal, uma Retrospectiva) publicada pelo Público e a Tinta da China em 2019.

As aulas serão leccionadas pelos respectivos autores, nacionais e estrangeiros, incluindo diversos investigadores/as do IHC.

Cada aula online terá a seguinte estrutura:

– uma breve apresentação dos autores/as e de cada volume, por Rui Tavares;
– uma palestra sobre cada um dos anos-tema, pelos autores/as do volume;
– um período de debate, a partir de perguntas dos participantes, que terão lido os volumes previamente.

As histórias de Portugal têm sido todas contadas da mesma maneira: de trás para a frente, a partir de uma ideia de nacionalidade que se supõe mais ou menos fixa desde o século XII, e com o esforço e a imaginação do historiador completando as lacunas. Portugal: Uma Retrospectiva vira estes pressupostos às avessas. Em vez de tentar encontrar um início para a história, começamos a partir de onde estamos — no presente — e vamos procurar o que sabemos e ignoramos de nós num passado cada vez mais distante. Em cada sessão deste curso dedicamo-nos a um ano da história que hoje é de Portugal, encontrando a cada passo uma maneira diferente de olhar para essa história, os seus problemas diferentes e gentes diferentes. Em cada momento da história tentaremos refazer as nossas perguntas e as nossas respostas, a partir de fontes que conhecemos e do muito que sempre ignoramos.

Este curso destina-se a todos/as os interessados em História de Portugal, que procurem uma nova abordagem para adquirir conhecimento sobre o presente e o passado de Portugal seguindo uma ordem inversa dos acontecimentos.

Colaboram também o IFILNOVA e Departamento de História da Universidade de São Paulo.

O IHC emitirá um certificado de participação no final do curso.

 

Time

(Wednesday) 6:00 pm - 8:00 pm

Location

Link to be provided to registered students

Organizer

Institute of Contemporary History — NOVA FCSH, Público, and Tinta da China

X