june, 2020

24jun6:00 pm8:00 pmImpactos da extinção dos Conventos na imagem e funções de LisboaNovos Estudos e Novos Olhares — 4th Cycle of Lectures6:00 pm - 8:00 pm Lisbon Museum - Pimenta Palace, Campo Grande, 245 - 1700-091 LisboaEvent Type :Conference,Cycle

more

Event Details

[NEW DATE] Fourth lecture of the fourth cycle dedicated to the history of Lisbon, this year focused on the 200th anniversary of the 1820 Revolution. Coordinated by Daniel Alves (IHC) and Rosa Maria Fina (CLEPUL), and hosted by the Lisbon Museum. Speaker: Raquel Henriques da Silva.

 

Novos estudos & Novos olhares sobre os 200 anos da Lisboa Liberal
IV Ciclo de Conferências

 

Em 2020, o nosso Ciclo de Conferências vai ser especial, uma vez que vai ser inteiramente dedicado aos 200 anos da Revolução Liberal. Nesse sentido, integramos o programa Relembrar a Revolução de 1820. Liberdade e Cidadania e renomeámos o Ciclo, que este ano será designado como Novos estudos & Novos olhares sobre os 200 anos da Lisboa Liberal.

Devido à pandemia COVID-19 o programa foi reajustado, com alterações nas datas das sessões.

ENTRADA LIVRE

 

Programa completo (📎 PDF):

 

26 de Fevereiro

Francesco Esposito | CESEM — NOVA FCSH
Música e Liberalismo: a vida musical em Lisboa entre 1820 e 1853

24 de Março 28 de Abril [NOVA DATA]

Maria Alexandre Lousada | Departamento de História da FLUL
Ler a revolução: gabinetes de leitura em Lisboa na década de 1820

28 de Abril 13 de Maio [NOVA DATA]

Jorge Custódio | IHC — NOVA FCSH
Retrato de Lisboa Industrial durante o vintismo

24 de Junho 27 de Maio [NOVA DATA]

Rui Sousa | CLEPUL — Universidade de Lisboa
Abomináveis producções da incredulidade e da libertinagem. A cultura libertina na constituição da Lisboa Liberal

27 de Maio 24 de Junho [NOVA DATA]

Raquel Henriques da Silva | IHA — NOVA FCSH
Impactos da extinção dos Conventos na imagem e funções de Lisboa

A conferência terá a participação presencial limitada e com inscrição prévia (via info@museudelisboa.pt) e transmissão simultânea na página de Facebook do Museu de Lisboa.

Resumo: A lei que, em 1834, extinguiu os conventos e outras instituições definidoras do Antigo Regime, foi uma das medidas mais estruturantes do novo estado liberal. O impacto existe em muitos aspectos da vida económica, social e cultural de todo o país mas irei apenas debruçar-me a extinção no território histórico de Lisboa, salientando alguns casos especialmente relevantes na ordem cultural e simbólica. Salientarei também a actualidade deste tema uma vez que um número considerável de conventos que, depois de 1834, foram convertidos a outras funções, se encontram, desde há uma década, mais uma vez em vias de novas reconversões funcionais.

Sobre a oradora: Professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, Departamento de História da Arte de que é coordenadora executiva desde 2015. Lecciona seminários do Mestrado em História da Arte do século XIX, do Mestrado em Museologia e do Doutoramento em História da Arte que coordena. Autora de estudos de investigação e divulgação nas áreas do urbanismo e arquitectura (século XIX-XX), artes plásticas e museologia. Comissária de exposições de arte. Foi directora do Museu do Chiado (1994-97) e do Instituto Português de Museus (1997-2002). Integrou o Conselho de Administração da Fundação de Serralves (2000-06) e, actualmente, integra o Conselho de Administração da Fundação Arpad-Szenes-Vieira da Silva. É directora científica Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira, desde 2017.

 

Cartaz da conferência "Impactos da extinção dos Conventos na imagem e funções de Lisboa"

 

30 de Setembro

Sérgio Monteiro Abrantes | NOVA-FCSH
Lisboa estava muito animada e alegre: uma leitura urbana do ciclo revolucionário vintista (1820-1823)

28 de Outubro

Justino Magalhães | Instituto de Educação — Universidade de Lisboa
Lisboa Liberal e Educação – município, estado, império

25 de Novembro

Ana Isabel Vasconcelos | Universidade Aberta / Centro de Estudos de Teatro — FLUL
As práticas teatrais na Lisboa Liberal: os anos 30 e 40 de Oitocentos

15 de Dezembro

Zília Osório de Castro | NOVA FCSH
1821, Lisboa e os deputados à Constituinte

 

 

Sobre o ciclo:
Não se pode dizer que a investigação académica sobre Lisboa alguma vez tenha passado de moda, afirma-se um contínuo olhar sobre a cidade e descobre-se nela, no seu espaço e nas suas gentes, motivos para novos estudos todos os anos. A perspectiva deste ciclo de conferências é, por isso, a de renovar esse olhar apresentando e discutindo trabalhos, textos, projectos que têm Lisboa como cenário ou Lisboa como actriz. E são estas duas visões que enquadram os estudos que fazem parte deste ciclo de conferências: por um lado, caracterizar a vivência quotidiana, a sociabilidade e as dinâmicas culturais, sociais ou políticas daqueles que viveram ou passaram pela cidade; por outro lado, analisar o seu espaço físico, o seu pulsar urbano, as suas transformações. Estes dois olhares, porém, não os queremos fixos numa determinada época, antes os estendemos num arco de mais de dois séculos, procurando abarcar a História de Lisboa do século XVIII ao século XX. Queremos que sejam também histórias nunca antes contadas sobre Lisboa e os lisboetas, queremos apelar à imaginação dos que vierem assistir e queremos que venham debater connosco cada um dos temas propostos.

Time

(Wednesday) 6:00 pm - 8:00 pm

Location

Lisbon Museum - Pimenta Palace

Campo Grande, 245 - 1700-091 Lisboa

Organizer

Institute of Contemporary History - NOVA FCSH, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, and Lisbon Museum

X