julho, 2020

13jul5:00 pm8:00 pmO que é a Direcção de Fotografia CinematográficaNOVA FCSH Summer School5:00 pm - 8:00 pm Link to be provided to registered studentsTipologia do Evento:Course

Ver mais

Detalhes do Evento

Online course of the NOVA FCSH Summer School about cinematography, its origins and dynamics, and a critical reflection on contemporary cinema.

 

 

O que é a Direcção de Fotografia Cinematográfica:
estudo de caso do director de fotografia Acácio de Almeida no cinema português e estrangeiro
[What is cinematography: case study of Acácio de Almeida]

 

 

Docente: Raquel Paulo Rato

Datas e Horários: 8 a 20 de Julho  |  8, 9 e 10 de Julho —  das 17h00 às 19h00; 13,14,15,16 e 17 de Julho — das 17h00 às 20h00; 20 de Julho — das 16h30 às 20h30

Duração: 25h

Modalidade: online

 

Objectivos:

Fornecer aos estudantes uma compreensão ampla acerca da direção de fotografia no contexto cinematográfico, a sua génese e as suas dinâmicas, bem como capacitá-los para a uma reflexão teórica e crítica sobre o cinema contemporâneo do século vinte:

  1. Abordagem às principais características técnicas e artísticas da luz “Acaciana”;
  2. Estudo da obra de Acácio de Almeida (artesão da luz) nas primeiras obras dos realizadores portugueses e sua repercussão;
  3. Evidenciar as afinidades existentes entre o diretor de fotografia e o realizador na construção do filme;
  4. Realçar a importância da relação entre diretor de fotografia e atores.

 

Programa:

Exposição de filmes seguida de debate, privilegiando a análise teórico/prática. As aulas terão a forma de seminário permitindo a troca de reflexões em torno das matérias do programa. Pretende-se com este curso mostrar que a direção de fotografia está integrada num trabalho coletivo. Ela não é somente a representação fiel das imagens reais que se apresentam em frente à câmara, mas sim o resultado da interferência subjetiva do diretor de fotografia e da escolha dos elementos que produz a imagem criada. A partir da análise de excertos de seis filmes da cinematografia de Acácio de Almeida, esta formação permitirá ao estudante perceber como, com a sua câmara, a luz veio a metamorfosear a imagem dos “seus” filmes. Silvestre de João César Monteiro, 1981; Ana de António Reis e Margarida Cordeiro, 1982; Dans la Ville Blanche de Alain Tanner, 1983; À Flor do Mar de João César Monteiro, 1986; Os Mutantes de Teresa Villaverde, 1998; Quaresma de José Álvaro de Morais, 2003, serão alguns dos filmes propostos para análise no âmbito destes seminários. Os estudantes terão também acesso a um amplo leque de entrevistas publicado em revistas científicas, realizadas a cineastas que trabalharam directamente com Acácio de Almeida e sobre esses discursos refletirão.

A par destas será ainda usado como material de estudo no âmbito da formação um conjunto de outras entrevistas (vídeo e áudio) inéditas realizadas por Raquel P. Rato, cuja tese de doutoramento incidiu na obra do autor em estudo. Será o diretor de fotografia um simples colaborador ou um criador menos “falado”? Dar resposta a essa questão é também um dos objetivos deste curso. Uma das tarefas do diretor de fotografia é interpretar e expressar em imagens a ideia do realizador, daí a importância de o diretor de fotografia iniciar o seu trabalho logo na pré-produção do filme com a leitura do guião, à qual se segue todo o trabalho de réperage com o realizador. Um dos paradigmas da relação de trabalho do diretor de fotografia com o realizador é saber onde é que o papel do director de fotografia acaba em relação à mise-en-scène do realizador? Qual a fronteira entre eles? O diretor de fotografia é somente um técnico? Ou é também um criador? Demonstrar-se-á que o trabalho “invisível” de direção de fotografia de Acácio de Almeida é repleto de criatividade e intuição e os seus conhecimentos teóricos/práticos são tão importantes para a realização do filme como os do realizador. Em Acácio de Almeida, a arte de iluminar com experimentação, espontaneidade e criatividade são características em que ele sempre se destacou facilmente durante a rodagem de filme para filme.

 

🔗 Mais informações e inscrições

 

Cartaz do curso "O que é a Direção de Fotografia Cinematográfica" da Escola de Verão da NOVA FCSH 2020

Imagem do cartaz: Acácio de Almeida como assistente do director de fotografia João Moreira, no filme “A Cruz de Ferro” (1967), de Jorge Brum do Canto. Fotografia cedida por cortesia de Acácio de Almeida.

Tempo

(Segunda-feira) 5:00 pm - 8:00 pm

Localização

Link to be provided to registered students

Organizador

Institute of Contemporary History — NOVA FCSH and Luís Krus Centre — Life-long Trainingclk.flv@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26-C — 1069-061 Lisbon

X