outubro, 2019

18out(out 18)9:30 pm19(out 19)6:30 pmO Cinema Novo Português e os “Anos Gulbenkian”II Encontro Internacional de História Oral do Cinema Português9:30 pm - 6:30 pm (19) Avenida de Berna, 45A — 1067-001 LisbonTipologia do Evento:Meeting

Ver mais

Detalhes do Evento

Second meeting on the oral history of Portuguese cinema, this year marking the 50th anniversary of the Centro Português de Cinema.

 

II Encontro Internacional de História Oral do Cinema Português
O Cinema Novo Português e os “Anos Gulbenkian”:

50 anos da Criação do Centro Português de Cinema 1969 – 2019

 

Em 1969, os jovens cineastas unem-se e criam uma cooperativa de produção com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian: O Centro Português de Cinema (CPC), sendo um dos fatos mais relevantes na História do Cinema português da segunda metade do século XX. Inauguram-se, assim, os chamados “Anos Gulbenkian”, de onde sairão, com o suporte financeiro da instituição, as primeiras obras de cineastas históricos.

O II Encontro Internacional de História Oral do Cinema Português, para além de “celebrar” o quinquagenário da criação do CPC, proporcionará a discussão junto dos seus participantes (de renome ligados ao estudo científico da História do Cinema Português) problematizando-se a História do Cinema português através da História Oral e do audiovisual, criando-se novos paradigmas imprescindíveis para o desenvolvimento do saber científico da História cinematográfica. O II Encontro proporcionará também a possibilidade de o público poder interagir diretamente com os testemunhos que foram entrevistados ao longo do projeto.

A oradora convidada para o II Encontro internacional, a Senhora Professora Ana Carolina Maciel (entidade parceira do projeto, UNICAMP Brasil ) para além de ter artigos/livros publicados na França e EUA sobre cinema e sobre o audiovisual na História, tem uma forte experiência, trabalhando há mais de 20 anos no suporte audiovisual no campo da História, distinto da História Oral e inovador na sua linguagem.

Será inaugurada publicamente a plataforma digital que alberga e partilha as memórias dos testemunhos do cinema português das décadas 1960-1980.

O IHC — NOVA FCSH e a Fundação Calouste Gulbenkian são as primeiras entidades de investigação em Portugal com um projeto dedicado à História Oral do cinema português, a investigadora Raquel Paulo Rato, coordenadora do projeto, abriu uma área específica inexistente (cinema português) no IHC — NOVA FCSH, criando condições para o desenvolvimento da História Oral do cinema português nesta unidade de investigação.

 

ENTRADA LIVRE

 

>> Programa <<

>> Livro de Resumos <<

 

Nota: A participação de Paula Godinho, no dia 19 às 16h45, foi cancelada. Lamentamos qualquer incómodo causado por esta alteração ao programa.

 

 

Cartaz do II Encontro Internacional de História Oral do Cinema Português

 

Encontro organizado no âmbito do projecto “Palavras em Movimento: Testemunho Vivo do Património Cinematográfico”.

Tempo

18 (Sexta-feira) 9:30 pm - 19 (Sábado) 6:30 pm

Localização

Calouste Gulbenkian Foundation

Avenida de Berna, 45A — 1067-001 Lisbon

X