Bolsas de Investigação para Doutoramento — FCT

Prazo de pré-candidatura ao IHC: 28 de Fevereiro 6 de Março de 2023 [NOVA DATA]
Prazo de candidatura: 31 de Março de 2023
Local de trabalho: Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH ou Universidade de Évora
Instituição: Fundação para a Ciência e Tecnologia
O Instituto de História Contemporânea (IHC), com sede na Universidade NOVA de Lisboa e um pólo na Universidade de Évora, acolhe demonstrações de interesse, enquanto instituição de acolhimento, de candidatos/as ao Concurso para atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Integrar o IHC significa ser membro de uma instituição com um ambiente multi-cultural, colaborativo e de intervenção cultural, com cerca de 200 investigadores/as, dos quais um quarto são doutorandos/as. O IHC integra o IN2PAST, Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território que agrega sete unidades de investigação de cinco universidades diferentes, com uma forte dinâmica interdisciplinar na área do patrímónio cultural — e não só. O IHC oferece uma Plataforma de Estudos Avançados, um espaço comum de promoção da carreira dos doutorandos/as e de troca de experiências, que proporciona um ambiente de investigação e circulação internacional com instituições parceiras do IHC. Como unidade de investigação na área da História Contemporânea que trabalha um amplo número de temas, colabora regularmente com órgãos de comunicação social, museus, arquivos, câmaras municipais e escolas — actividades integradas no Programa de História na Esfera Pública.
Os membros do IHC estão envolvidos em vários programas doutorais, nomeadamente os Doutoramentos em História; Antropologia; Estudos de Género; Literatura e Culturas Modernas; e Estudos Sobre a Globalização da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e o Doutoramento em História e Filosofia da Ciência da Universidade de Évora. O IHC incentiva também a candidatura de doutorandos/as interessados em aplicar ferramentas das humanidades digitais à sua investigação (ver Laboratório de Humanidades Digitais do IHC).
Os candidatos/as deverão apresentar o seu projecto de investigação tendo em conta os principais eixos de investigação do IHC, bem como as condições estipuladas no Aviso de Abertura de Concurso (PDF).
Os candidatos/as deverão enviar os seguintes documentos e informação, ao cuidado de Diana Barbosa, através do email comunicacao.ihc@fcsh.unl.pt:
- Curriculum vitae detalhado;
- Carta de motivação, onde se inclua a justificação da integração da candidatura no IHC e se indique o orientador/a, que deve ser um Investigador/a Integrado doutorado do IHC (em português ou inglês; máx. 5000 caracteres, espaços incluídos);
- Título e resumo do plano de trabalhos (em português ou inglês; máx. 5000 caracteres, espaços incluídos).
Prazo para envio das propostas: 28 de Fevereiro 6 de Março de 2023
Resposta: 6 10 de Março de 2023
Todas as informações:
Outras Oportunidades
-
Destaque, IHC, OportunidadesPrazo (IHC): 19 Março 2023
-
Oportunidades, Outras InstituiçõesPrazo: 22 Março 2022
-
Oportunidades, Outras InstituiçõesPrazo: 22 Março 2023
Pesquisa
Agenda
março, 2023
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Ciclo de seminários integrado nas actividades da Plataforma de Estudos Avançados do IHC, onde se debatem os trabalhos de investigação em curso de forma crítica e construtiva. Seminário de
Ver mais
Detalhes do Evento
Ciclo de seminários integrado nas actividades da Plataforma de Estudos Avançados do IHC, onde se debatem os trabalhos de investigação em curso de forma crítica e construtiva.
Seminário de Teses de Doutoramento do IHC
Ciclo 2022/2023
Coordenação: Joana Beato Ribeiro, Joana Matias, Pamela Peres Cabreira, Rebeca Ávila, Rita Lucas Narra, Bruno Zorek, Pedro Martins e Rita Luís.
O seminário reúne numa das quarta-feiras de cada mês, entre as 10h e as 12h.
Em cada sessão serão discutidas duas investigações de doutoramento em curso, com apresentações de 10 minutos, seguidas pelos comentários de dois/duas discussants por apresentação (um doutorando/a e um investigador/a doutorado do IHC) e uma discussão colectiva construtiva. Os participantes fornecerão previamente um texto, que poderá ser: (i) uma proposta de investigação submetida à FCT ou ao IHC para obtenção de bolsa, (ii) o trabalho final de curso apresentado no final da parte lectiva do doutoramento, (iii) um capítulo da futura tese de doutoramento, (iv) a introdução ou conclusão da mesma.
A leitura prévia do texto é condição de participação nas sessões, que decorrerão sobretudo através do Zoom.
Quem desejar receber os textos e os links para cada sessão deverá solicitá-los ao Pedro Martins através do email pedromartins@fcsh.unl.pt.
PROGRAMA 2022/2023
Sessão #1 | 26 de Outubro de 2022
Rebeca Ávila – “Brasil, Cuba e as violências políticas em África. Colonialidade e racialidade durante a Guerra Fria (1961-1988)“
Comentário de Sofia Lisboa e Raquel Ribeiro
Ricardo Mignorance – “Arquivos de Governação Colonial e Pós-Colonial: percursos e histórico de custódia entre Portugal e Brasil durante os séculos XIX e XX“
Comentário de Bruna Santiago e Bruno Zorek
Sessão #2 | 14 de Dezembro de 2022
Catarina Teixeira – “O ‘Museu de Anatomia’ da Faculdade de Medicina de Lisboa (1825-1970): a biografia de um acervo invisível“
Comentário de Joana Beato Ribeiro e Ângela Salgueiro
Sessão #3 | 18 de Janeiro de 2023
Daniel Freire Santos – “Vou à bola! Culturas Adeptas, Economia Política e Estado na História do Futebol em Portugal (1910-2020)“
Comentário de Gil Gonçalves e Rahul Kumar
Maria Manuela Gomes – “A Fotografia de Amador e de Salão em Portugal, através da Secção de Fotografia do Grupo Desportivo da C.U.F. (1951-1963)“
Comentário de Paulo Catrica
Sessão #4 | 15 de Fevereiro de 2023
Joaquim Melon Simões – “O Conselho de Saúde Pública e as políticas sanitárias oitocentistas (1837-1868)“
Comentário de Pedro Mota Tavares
João Luís Sequeira – “Humanizar a arqueologia industrial – Desigualdade, identidade e conflito na fábrica e as inter-relações no património arqueológico industrial do Século XX“
Comentário de João Pedro Santos e Xurxo Ayán Vila
Sessão #5 | 22 de Março de 2023 [Sessão presencial]
José Augusto Pereira – “O império Português e as Migrações: o caso de Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe entre 1930 e 1974”
Comentário de Leonor Pires Martins e Marta Macedo
Maria José Oliveira – “A emigração económica portuguesa na Guerra Civil de Espanha. Galiza e Astúrias. 1936-1945: combatentes pela República, vítimas do Franquismo”
Comentário de Rui Aballe Vieira e Marta Silva
Sessão #6 | 19 de Abril de 2022
Tomás Diel Melícias – “Por bem ou por Mao: o pensamento maoísta na construção política da União Nacional para a Independência Total de Angola (1966 – 1975)”
Comentário de Rebeca Ávila e Rui Lopes
Paulo Jorge – “A resistência ao Estado Novo no concelho de Almada (1961-1974)”
Comentário de Ana Sofia Ferreira
Sessão #7 | 17de Maio de 2023
Inês José – “Alimentar na Guerra e na Paz: os impactos económicos e sociais da escassez (1914–1929)”
Comentário de Pedro Mota Tavares e Miguel Carmo
Jorge Mano Torres – “O Instituto Nacional do Trabalho e Previdência (INTP) e o Corporativismo Português (1933-1974): As Delegações de Braga e Covilhã”
Comentário de Elisa Lopes da Silva
Sessão #8 | 21 de Junho de 2023
Joana Beato Ribeiro – “Identidade(s) científica(s): o património documental de Fernando da Silva Correia (1893-1966)”
Comentário de Joana Matias e Quintino Lopes
João Amendoeira Peixoto – “Medicina e Património cultural em Tomar: o caso do Dr. José Vieira da Silva Guimarães”
Sessão #9 | 19 de Junho de 2023
Sofia Lisboa – “O Museu Nacional Resistência e Liberdade (Peniche) e a Memória da Violência Política do Século XX: Estudo Comparado entre Portugal, a África do Sul e o Chile”
Comentário de Miguel Filipe Silva e Giulia Strippoli
Inês Ferreira de Almeida – “Corpos Femininos, Presos Políticos: A Violência Policial face às Mulheres na Resistência ao Regime Fascista”
Comentário de Pamela Peres Cabreira e Elisabetta Girotto
Tempo
(Quarta-feira) 10:00 am - 12:00 pm
Localização
NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala SE1
Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa
Organizador
Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e Universidade de Évora

Detalhes do Evento
Inauguração da exposição que retrata as histórias de homens e mulheres da Península Ibérica que foram trabalhadores forçados no regime Nacional-Socialista. Travailleurs Portugais et Espagnols dans le IIIe Reich
Ver mais
Detalhes do Evento
Inauguração da exposição que retrata as histórias de homens e mulheres da Península Ibérica que foram trabalhadores forçados no regime Nacional-Socialista.
Travailleurs Portugais et Espagnols dans le IIIe Reich (1940-1945)
A exposição “Travailleurs Portugais et Espagnols dans le IIIe Reich (1940-1945)” retrata as histórias de vida de homens e mulheres, originários da Península Ibérica, que foram constrangidos a trabalhar pelo regime Nacional-Socialista, apesar do estatuto de neutralidade de Espanha e de Portugal.
Durante a II Guerra Mundial, a Alemanha nazi explorou milhões de estrangeiros. Prisioneiros de guerra, prisioneiros de campos de concentração e trabalhadores civis foram forçados a trabalhar no Reich ou nos territórios ocupados. Os portugueses e espanhóis também integraram os contingentes de trabalhadores oriundos de França.
A exposição é organizada no âmbito do projeto “FORCED — Portuguese and Spanish Forced Labourers Under National Socialism: History, Memory and Citizenship”, coordenado por Cláudia Ninhos. Este projecto resulta de uma parceria entre instituições académicas e da sociedade civil de Portugal, Espanha, França e Alemanha, tendo sido financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do programa de financiamento Europe for Citizens.
A inauguração terá lugar na Universidade de Paris 8, no dia 22 de Março, e será seguida por uma mesa-redonda que irá debater a relação entre memórias dolorosas e cidadania. A discussão contará com a participação diversos convidados, sendo de destacar a participação do Secretário de Estado da Memória Democrática (Espanha), Fernando Martínez Lopez, e do Presidente da Assembleia da República (Portugal), Augusto Santos Silva.
🔗 Inscrição obrigatória AQUI
>> 📎 Programa da sessão de abertura e mesa-redonda (PDF) <<
Tempo
(Quarta-feira) 2:00 pm - 6:00 pm
Organizador
Várias instituições

Detalhes do Evento
Sessão aberta da Oficina de História e Imagem, em formato presencial, com uma apresentação de Lívia Apa sobre Bruna Polimeni. Contar uma revolução: Bruna Polimeni,
Ver mais
Detalhes do Evento
Sessão aberta da Oficina de História e Imagem, em formato presencial, com uma apresentação de Lívia Apa sobre Bruna Polimeni.
Contar uma revolução: Bruna Polimeni, Cabral, a Guiné e outros sonhos
A intervenção tem como objectivo apresentar o trabalho da fotógrafa italiana Bruna Polimeni na Guiné Bissau, tentando tecer um diálogo entre a sua experiência ao lado de Amílcar Cabral e a rica rede de solidariedade anticolonial criada em Itália entre finais dos anos 60 e o início dos anos 70, que envolve diversos actores e diferentes dinâmicas de práticas terceiro-mundistas.
Apresentação de: Lívia Apa, africanista de formação, desenvolve actividade de pesquisa na área dos estudos literários e culturais dos países de língua oficial portuguesa. Trabalha actualmente sobre cinema africano e o pensamento decolonial produzido no continente africano. Leccionou na Unior de Nápoles, onde criou a Cátedra Camões Margarida Cardoso. Participou em várias publicações em volume e em revistas italianas e estrangeiras, tendo publicado, em 2010, a monografia Abitare la lingua, sobre a situação linguística em Angola. Organizou, junto com os poetas Mária Alexandre Daskálos e Arlindo Barbeitos a antologia Poesia Africana de Língua Portuguesa, editada pela Academia Brasileira das Letras. Traduziu para italiano, entre outros, Florbela Espanca, Mário Cesariny, Ruy Duarte de Carvalho, Mia Couto, Luís Carlos Patraquim, Ondjaki e Ana Luísa Amaral. Em 2020, organizou com Paulo de Medeiros, pela editora Routledge, o livro Contemporary Lusophone African Film.
Moderação de Catarina Laranjeiro (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
Para mais informações e inscrições, contactar oficinahistoriaeimagem@gmail.com
Imagem: A fotógrafa Bruna Amico fazendo a reportagem da I° Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau
(Fonte: Casa Comum / Fundação Mário Soares e Maria Barroso).
Tempo
(Quarta-feira) 4:00 pm - 6:00 pm
Localização
NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 209
Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e DocLisboa
Notícias
Elisabete Pereira recebe bolsa TheMuseumsLab 2023
Mar 20, 2023
Elisabete Pereira foi uma das investigadoras seleccionadas para participar no programa TheMuseumsLab 2023.
Práticas da História tem nova equipa editorial
Mar 16, 2023
A Práticas da História anunciou a sua nova equipa editorial.
Isabel Baltazar co-coordena Cátedra UNESCO UNITWIN
Mar 7, 2023
Isabel Baltazar e Luís Caetano coordenam a Cátedra UNESCO UNITWIN “A Cidade que Educa e Transforma”.
CONTACTOS
HORÁRIO


