Bolsas de Investigação para Doutoramento da DGPC

Destaque, IHC, Oportunidades

Prazo de candidatura ao IHC: 13 de Junho de 2021
Prazo do concurso DGPC:
1 Julho de 2021
Local de trabalho:
museus, monumentos, palácios, sítios arqueológicos portugueses, sob a dependência da DGPC

 

Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento — 2021 — DGPC

O Instituto de História Contemporânea (IHC) pretende receber manifestações de interesse na realização de projectos de doutoramento susceptíveis de candidatura ao concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento na área do Património Cultural que foi recentemente aberto pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), no âmbito do Programa Ciência no Património Cultural.

As actividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de Doutor/a decorrerão nos serviços centrais, museus, monumentos, palácios, sítios arqueológicos portugueses sob a dependência da DGPC, a qual será a instituição de acolhimento dos bolseiros.

A equipa de investigadores/as doutorados do IHC reúne um conjunto alargado de historiadores e outros cientistas sociais que se têm dedicado ao estudo do património cultural, assim como ao trabalho com museus, monumentos e sítios arqueológicos.

A importância do trabalho do IHC na área do património cultural foi reconhecida recentemente com a criação do IN2PAST, o Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território, de que fazem igualmente as seguintes unidades de investigação: HERCULES, CHAIA, LAB2PT, CRIA, CESEM e IHA.

Os candidatos a bolseiros/as que desejem apresentar uma candidatura com o IHC, deverão fazer-nos chegar o seu Curriculum vitae (com indicação de nota final de licenciatura e mestrado) e, de preferência, um resumo (máx. 150 palavras) do projecto que pretendem vir a desenvolver.

Ambos os documentos devem ser remetidos para Vasco Marques, via o email bibliometria.ihc@fcsh.unl.pt, até ao dia 13 de Junho.

Os candidatos/as têm que ser licenciados ou mestres em história, antropologia, arqueologia, arquitectura e paisagismo, ciências da terra, ciências documentais, ciências exactas aplicadas à conservação e restauro, conservação e restauro, design, engenharia, história de arte, museologia, tecnologias da informação, ou noutras áreas científicas que concorram para o estudo, a salvaguarda, a gestão e a valorização dos bens que integrem o património cultural imóvel, móvel e imaterial. Não podem ter beneficiado de uma Bolsa de Doutoramento ou de Doutoramento em Empresas directamente financiada pela FCT, independentemente da sua duração. Não podem ter o grau de Doutor/a

 

📎 EDITAL DO IHC (PDF)

📎 EDITAL DA DGPC (PDF)

 

Outras Oportunidades

Filter Categories
Todas
IHC
Prémios
Outras Instituições

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X