A UGT na História do Movimento Sindical Português

Dez 26, 2017 | Livros, Publicações

A UGT na História do Movimento Sindical Português (1990-2010)

Neste segundo volume da história da UGT, partimos do enquadramento nacional e europeu destas duas décadas para uma reflexão sobre o futuro do trabalho e os desafios que se colocam ao sindicalismo. Em seguida, fazemos uma viagem à vida político-sindical do País, iniciando com a celebração do Acordo Económico e Social, em outubro de 1990, com o qual encerrámos o primeiro volume, seguem-se os governos do PSD liderados por Cavaco Silva, a mudança de ciclo político encetado pelo PS e os governos de António Guterres, os governos do PSD chefiados por Durão Barroso e Santana Lopes e, já na fase final do tempo que esta obra alcança, o primeiro governo de José Sócrates. Terminamos com algumas questões temáticas, com destaque para a Concertação Social, que, pela sua importância, constitui como que um epílogo do livro.

Sobre os autores:
José Maria Brandão de Brito — Economista e Professor Catedrático jubilado do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Foi administrador da TAP, presidente do CA da RTP, membro do Conselho Geral da EDP e vice-reitor da UTL. É membro do think tank Missão Crescimento (Ordem dos Economistas, Ordem dos Engenheiros e Fórum dos Administradores de Empresas), sócio efectivo da Sociedade de Geografia. É investigador integrado (FCT) do Instituto de História Contemporânea da NOVA. Actualmente é administrador do BERD (Londres). É autor de livros e trabalhos sobre a economia e a sociedade portuguesas e sobre temas de história económica contemporânea.
Cristina Rodrigues — Doutorou-se na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, na especialidade de Sociologia do Estado, do Direito e da Administração, com uma tese sobre a influência da OIT no Portugal do Estado Novo. É licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e mestre em Sociologia do Trabalho, das Organizações e do Emprego pelo ISCTE, com uma dissertação sobre os direitos dos trabalhadores na I República. Dirigiu o Centro Nacional de Formação de Formadores e fez parte do Conselho Directivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional. Actualmente coordena a Comissão de Recursos do Subsídio de Desemprego.

Outras Publicações

Todas
Livros
Capítulos
Artigos
Outras publicações

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X