Soraia Simões

Licenciado/a

Biografia

Soraia Simões nasceu em Coimbra (Sé Nova, 1976). Tem 41 anos. É autora do projecto Mural Sonoro desde 2011, dirige a Associação Mural Sonoro desde 2014 e é Investigadora Integrada do Instituto de História Contemporânea da FCSH da Universidade NOVA de Lisboa desde Fevereiro de 2015.

Na última década tem colaborado com vários projectos e edições quer de natureza científica como de cariz cultural (Le Monde Diplomatique, Laboratório de História Contemporânea da FCSH, RTP, portal O Fado e As Outras Músicas Populares, Esquerda.Net, portal Rua de Baixo, a extinta Revista Rubra, o Festival Escrita na Paisagem’12, o Museu Nacional da Música, o portal Buala, o períodico La Rázon, o suplemento/revista do Jornal do Algarve, o Festival BONS SONS’15, etc) com artigos diversos na área musical e na coordenação ou condução de programações culturais e musicais.

Publicou as obras “Passado–Presente. Uma Viagem ao Universo de Paulo de Carvalho” (Lisboa: Chiado Editora, 2012) e “RAPublicar – a micro-história que fez história numa Lisboa adiada: 1986 – 1996” (Lisboa: Caleidoscópio, 2017). Foi distinguida com o prémio Megafone da Sociedade Portuguesa de Autores, em 2014 na Categoria Missão. Coordenou o projecto “RAPortugal 1986 – 1999” que contou com os apoios pontuais da Direcção Geral das Artes em 2015.

Tem sido convidada como conferencista por vários institutos de investigação e integrado comissões organizadoras e científicas (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, CHAM – FCSH NOVA, CES/UC, IHA/FCSH NOVA, IGOT, IHC/FCSH NOVA, entre outros). É membro do Caravelas – Núcleo de Estudos de História da Música Luso-Brasileira (CESEM) e integra a comissão de honra da Bloco4 Foundation sediada em Maputo, Moçambique.

O seu estudo e trabalhos incidem na cultura popular e movimentos transnacionais, nas práticas musicais em contextos migratórios e de revolução política ou ideológica e nos arquivos digitais sonoros. É a consultora musical do projecto que faz parte dos conteúdos especiais da RTP “Extrema-Esquerda: Porque não Fizemos a Revolução?“, autora da série para a web “Conversa ao Correr das Músicas” e do filme documental “A Guitarra de Coimbra”, realizado por José Ricardo Pinto em fase de produção para a RTP2.

Tem cedido dezenas de entrevistas acerca das suas investigações, a grande maioria pode ser encontrada nos arquivos das respectivas edições on-line: Antena 1 (programa Ponto de Partida de Eduarda Maio, programa de Ana Sofia Carvalheda, programa de Edgar Canelas) Antena 3 (programas: Domínio Público, portal Oub’lá, As Manhãs da 3 ou Prova Oral) Antena 2, Canal Q (É a vida Alvim), RDP Internacional (conversas com Germano Campos), RTP2 (Página 2, Jornal 2), JLetras, Jornal Público, DN, Lusa, SIC Internacional (programa Etnias), RTP África (programa Rumos), rádio Renascença, RTP 1 (Há Tarde, com Herman José), RUC (programa Santos da Casa), podcasts e blogues vários (Brandos Costumes de Pedro Paulos, Vidas&Obras de Pedro Marques, Portugal Rebelde, InfoCul, Schiffter, Blogue FCSH NOVA, FCSH + NOVA), entre outros.

Áreas de Investigação

  • Práticas musicais e música popular
  • História Oral
  • Organologia e instrumentos tradicionais
  • Cultura popular e movimentos transnacionais
  • Arquivos digitais
  • Indústria fonógrafica e sociedade

Publicações destacadas

  • Simões, Soraia. RAPublicar. A micro-história que fez história numa Lisboa adiada: 1986-1996. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2017.
  • Simões, Soraia. Passado-Presente. Uma Viagem ao Universo de Paulo de Carvalho. Lisboa: Chiado Editora, 2012. [link]

Projectos principais

  • Coordenadora do projecto “Mural Sonoro”.
  • Coordenadora do projecto “RAPortugal 1986-1999” — Financiado pela Direção-Geral das Artes. [link]
  • Coordenadora do programa “Conversa ao Correr das Músicas” — Apoiado pelo Museu Nacional da Música e o Doc Film Shop. [link]
  • Consultora no projecto “Extrema-Esquerda – Porque Não Fizemos a Revolução?” — Financiado pela RTP. [link]

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X