IHC acolhe sete novos investigadores contratados

Set 18, 2018 | Notícias

Foram divulgados, na segunda-feira, os resultados do Concurso Individual de Estímulo do Emprego Científico da Fundação para a Ciência e Tecnologia, no qual o IHC logrou sete posições, das 43 candidaturas apresentadas – uma taxa de atribuição 16%, acima da média global de 12%.

Como investigador principal, o IHC vai acolher Xurxo Ayán, um arqueólogo contemporâneo que se muda de Espanha para Portugal. Depois de estudar vestígios da guerra civil espanhola, vai agora dedicar-se à arqueologia dos campos de concentração do Estado Novo, com um enquadramento comparativo no contexto ibérico e recorrendo a metodologias de arqueologia pública.

Na categoria de investigadora auxiliar, Alice Cunha, que já era investigadora de pós-doutoramento no IHC, vê agora o seu trabalho sobre a história da integração de Portugal na União Europeia reconhecido, tendo recebido a nota mais elevada do Painel de História e Arqueologia para este nível de contrato.

Na categoria de investigador júnior, o IHC vai acolher cinco investigadores, três deles de regresso após trabalharem em outras instituições, com temas de investigação tão variados como o holocausto, a censura da imprensa, as mulheres escritoras no século XIX ou as instituições de acção colectiva. São eles: Cláudia Ninhos, Joana Dias Pereira, Rita Luís, Aurora Almada e Santos e Pedro Urbano.

O Concurso Individual de Estímulo do Emprego Científico contou com 4102 candidaturas admitidas, tendo sido atribuídos 500 contratos distribuídos por quatro categorias: júnior (276), auxiliar (154), principal (66) e coordenador (4).