Sérgio Rezendes

Doutor/a

Biografia

Sérgio Alberto Fontes Rezendes nasceu em 21 de Abril de 1975, em Ponta Delgada, cidade onde sempre viveu e estudou. É Licenciado em História e Ciências Sociais (via Ensino) e Mestre em Património, Museologia e Desenvolvimento pela Universidade dos Açores, com a tese “A Grande Guerra nos Açores: Memória Histórica e Património Militar”. Entre 2001 e 2010 foi sub-director do Museu Militar dos Açores, tendo passado pelo Museu Militar de Lisboa e Arquivo Histórico Militar, onde realizou arquivística.

Actualmente, é professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores e do Colégio do Castanheiro, em Ponta Delgada. É Doutorado em História Insular e Atlântica (séculos XV-XX), pela Universidade dos Açores, com o tema de dissertação “Receios, privações e miséria num ambiente de prevenção armada: ecos da II Guerra Mundial nos Açores.” É assessor científico do Museu Militar dos Açores, colaborador da Comissão Coordenadora da Evocação do Centenário da I Guerra Mundial e do Centro República, e investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa.

Pelo despacho nº 1.311/2014, de 30 de julho de 2014 da S.R. da Educação e Cultura da RAA, foi nomeado membro da Comissão Científica e Pedagógica responsável pelas orientações curriculares e metodológicas da Disciplina de História, Geografia e Cultura dos Açores e pelo despacho n.º30/SEADN/2014 da Defesa Nacional, como vogal da Comissão de Turismo Militar dos Açores.

Áreas de Investigação

  • História militar açoriana
  • Património e museologia

Publicações destacadas

  • Rezendes, Sérgio. A Grande Guerra nos Açores: Memória e Património Militar. Lisboa: Centro República / Caleidoscópio, 2017.
  • Rezendes, Sérgio, “Os Açores, a 1.ª Guerra Mundial e a República Portuguesa no contexto internacional,” in República e Republicanismo, coordenado por Maria Fernanda Rollo e António Rafael Amaro, 221-226. Casal de Cambra: Caleidoscópio, 2015.
  • Rezendes, Sérgio, “A Tecnologia Alemã nos Açores entre as duas guerras mundiais,” in A Angústia da Influência. Política, Cultura e Ciência nas relações da Alemanha com a Europa do Sul, 1933–1945, editado por Fernando Clara e Cláudia Ninhos. Frankfurt am Main: Peter Lang, 2014. [link]
  • Rezendes, Sérgio. A Grande Guerra nos Açores: Memória Histórica e Património Militar. Ponta Delgada: Letras Lavadas, 2014.

Projectos principais

  • Colaborador no projecto “Património e Memória Militar” — Financiado pelo Museu Militar dos Açores.
  • Colaborador no projecto “Ponta Delgada na I Guerra Mundial – no Centenário de todas as Mudanças” — Financiado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada.

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X