Raquel Varela

Doutor/a

História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais

Contacto:
raquel_cardeira_varela@yahoo.co.uk
Página pessoal

Biografia

Raquel Varela é historiadora, investigadora e professora universitária. Starting Grant da Fundação para a Ciência e Tecnologia/Universidade NOVA de Lisboa/IHC e Fellow do International Institute for Social History (Amesterdão). Professora-visitante internacional da Universidade Federal Fluminense, onde lecciona uma cadeira na área de História Global do Trabalho no programa de pós-graduação em História. É membro do NIEP.

É avaliadora internacional do CNPQ/Brasil. É coordenadora do projecto internacional de história global do trabalho “In The Same Boat? Shipbuilding industry, a global labour history“. Autora e coordenadora de 23 livros sobre história do trabalho, do movimento operário, história global. Publicou, como autora, 44 artigos em revistas com arbitragem científica. Os mesmos traduziram-se em mais de 200 palestras/aulas por convite realizadas em mais de 50 instituições nacionais e estrangeiras e na coordenação de nove projectos nacionais e internacionais financiados. Orienta 12 pós-doutoramentos, doutoramentos, mestrados e bolsas-sandwich. É editora de Critique. Journal of Socialist Theory (Universidade de Glasgow) e Workers of the World (IASSC). É fundadora da Rede de Estudos Globais do Trabalho. É membro convidado do Board of Trustees of the ITH-International Conference of Labour and Social History (Áustria). É actualmente presidente da International Association Strikes and Social Conflicts. Foi responsável científica das comemorações oficiais dos 40 anos do 25 de Abril (2014). Em 2013, recebeu o Santander Prize for Internationalization of Scientific Production.

Áreas de Investigação

  • História da Revolução dos Cravos
  • História do Estado Social
  • História global do trabalho

Publicações destacadas

  • Varela, Raquel, Hugh Murphy & Marcel van der Linden (Eds.). Shipbuilding and Ship Repair Workers around the World. Case Studies 1950-2010. Amesterdão: Amsterdam University Press, 2017. [link]
  • Varela, Raquel. Para onde vai Portugal?. Lisboa: Bertrand Editora, 2015. [link]
  • Varela, Raquel. História do Povo na Revolução Portuguesa – 1974-75. Lisboa: Bertrand Editora, 2014. [link]
  • Varela, Raquel. História do PCP na Revolução dos Cravos. Lisboa: Bertrand Editora, 2011. [link]

Projectos principais

  • Co-coordenadora do projecto “In the Same Boat? Shipbuilding and ship repair workers around the World (1950-2010)”, em conjunto com Marcel van der Linden — Acolhido pelo International Institute of Social History. 2013- [link]
  • Coordenadora do projecto “Relações laborais em Portugal e no mundo lusófono 1800-2000: continuidades e ruturas” — Acolhido pelo IHC e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/EPH-HIS/3701/2012).
  • Coordenadora do projecto “Evolução Histórica do Serviço Nacional de Saúde” — Acolhido pelo IHC e o Observatório para as Condições de Vida e financiado pela Ordem dos Médicos.
  • Coordenadora do projecto “Mundos do Trabalho Portuário” — Acolhido pelo IHC e o Observatório para as Condições de Vida e financiado pelo Sindicato Internacional dos Estivadores.

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X