Raquel Rato recebe financiamento da Gulbenkian

Dez 6, 2018 | Destaque, Notícias

O projecto de história oral da investigadora Raquel Rato, intitulado “Palavras em Movimento: Testemunho Vivo do Património Cinematográfico”, foi financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas.

O objectivo fundamental do projecto é a recolha de memórias dos principais intervenientes do Cinema Novo português e, desta forma, revelar vivências a partir dos testemunhos orais e realçar realidades que raramente aparecem nos documentos escritos. Os materiais reunidos darão origem a uma plataforma digital com um arquivo audiovisual do cinema português.

Raquel Rato e a sua equipa – constituída pelos investigadores Luís Trindade e Caterina Cucinotta e o arquivista Manuel Mozos – pretendem, assim, resgatar a história cinematográfica portuguesa não oficial e divulgar o cinema português e os seus autores, através da promoção da investigação e publicações sobre esta temática, bem como da sua divulgação digital e junto do público escolar.

O projecto terá a duração inicial de doze meses e conta, como parceiros, com o Plano Nacional de Cinema da Direcção-Geral da Educação e a UNICAMP – Universidade Federal de Campinas.

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Universidade NOVA de Lisboa   //   Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA   //   Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545   //   Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

2.ª a 6.ª feira 10.00h - 13.00h // 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X